Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Prédio histórico reformado será reinaugurado nesta terça (28), em Santa Izabel do Pará

O local passa a funcionar como Centro Cultural e Biblioteca da Escola Municipal Silvio Nascimento. Abertura terá apresentação da cantora Lucinha Bastos

Camila Guimarães

O prédio do Grupo Escolar Sílvio Nascimento, patrimônio cultural do município de Santa Izabel do Pará, que passou por uma ampla reforma, será reinaugurado na terça-feira (28), e passará a ser chamado “Centro Cultural e Biblioteca da Escola Municipal Silvio Nascimento”. O evento de inauguração começa às 17h, com atração musical da cantora paraense Lucinha Bastos. A programação segue até a quarta-feira (29), com a Feira de Empreendedorismo e Economia Criativa do Sebrae-PA.

O prédio do “Grupo Escolar Sílvio Nascimento” foi inaugurado em 22 de junho de 1906, às margens da Estrada de Ferro Belém-Bragança. Durante décadas, se consolidou como referência na educação municipal. A construção do prédio foi incentivada pelo então governador Augusto Montenegro e teve como primeiro diretor o professor Silvio Nascimento.

O prédio foi inaugurado em 22 de junho de 1906, às margens da Estrada de Ferro Belém-Bragança. (Ascom/Prefeitura de Santa Izabel do Pará)

Silvio fez parte da rede de grupos escolares paraenses criada entre os séculos XIX e XX, que tinha como objetivo levar a educação aos locais mais afastados da capital e valorizar a figura do professor. No contexto da criação do prédio também estão inseridos temas como a Belle Époque (auge da extração da borracha na Amazônia), o desenvolvimento dos municípios ao longo da Estrada de Ferro Belém-Bragança e as reformas de ensino ocorridas após a instalação da república no Brasil.

Desta forma, o local se tornou referência para a educação municipal, mesmo após a criação de novas escolas nas décadas de 1960 e 1970. Em 2017, por conta de graves problemas estruturais, o prédio foi interditado e os alunos transferidos para outro espaço. Por se tratar de uma construção histórica, a reforma só se iniciou em 2020. Mas, antes disso, em 2019, o prédio anexo foi reformado e hoje é a Escola Municipal de Ensino Infantil Silvio Nascimento.

Com a restauração completa, o prédio passa a se chamar “Centro Cultural e Biblioteca da Escola Municipal Silvio Nascimento” e volta a ser referência turística para a região. O espaço conta com biblioteca, auditório, Sala de Memória, Sala das Artes, Café da Cidade, Sala de Reuniões e Sala de Administrações.

Serviço:

Inauguração do “Centro Cultural e Biblioteca da Escola Municipal Silvio Nascimento”

Data: 28 de junho

Horário: a partir das 17h

Local: Avenida da República, Centro, Santa Izabel do Pará

A Feira do Sebrae-PA será nos dias 28 e 29 no mesmo local.

 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM