Portal da Amazônia terá lâmpadas trocadas e amplia pontos de iluminação pública

Prefeitura de Belém troca lâmpadas de postes por luminárias de LED

Redação integrada de O Liberal

A orla de visitação pública Portal da Amazônia, no Jurunas, está recebendo nova iluminação pública, confirmou esta sexta-feira (15) a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Segundo diz a Prefeitura de Belém, além da substituição dos equipamentos elétricos pelo padrão em LED (Light Emitting Diode), serão ampliados os pontos de iluminação pública.

Ao longo de toda a área do Portal, serão substituídas 101 peças antigas, por luminárias com lâmpadas de LED. "Também será executada a troca de 51 postes por modelos apropriados para sustentar as novas luminárias", diz a PMB. A ampliação dos pontos de iluminação contará com a instalação de mais 25 postes e 50 luminárias. Os recursos investidos foram de cerca de R$ 760 mil.

“Esse modelo tem maior durabilidade, reduz o consumo de energia elétrica e ilumina melhor, com luzes mais claras e de maior alcance, o que proporcion maior visibilidade”, justifica o diretor do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Seurb, Manoel Machado.

A renovação no Portal da Amazônia totaliza mais de dois mil novos pontos com iluminação em LED na capital. Também já receberam esse tipo de iluminação as vias Senador Lemos, João Paulo II, Visconde de Souza Franco, Tamandaré, Brigadeiro Protásio e o trecho da Augusto Montenegro, entre o Entroncamento e o Estádio Mangueirão.

Novos postes também foram instalados na orla (Fernando Sette - Comus)

Desde 2013 a Prefeitura tem renovado e ampliado o cenário de iluminação pública da capital e distritos, com substituição das lâmpadas a vapor de sódio, de cor amarela, pelas de cor branca, além da instalação de novos pontos de iluminação. Entre 2013 e o primeiro semestre de 2019 a renovação já atingiu quase 80 mil dos 90 mil pontos existentes. Somente no primeiro semestre deste ano já foram cerca de quatro mil substituições e novas instalações.

Os bairros e ilhas beneficiados incluem a Cidade Velha, Batista Campos, Campina, Reduto, Umarizal, Nazaré, São Brás, Marco, Guamá, Marambaia, Outeiro, Mosqueiro, Tenoné, Canudos, Barreiro, Aguas Lindas, Aurá, Curió Utinga, Jurunas, Benguí, Pratinha, Sacramenta, Telégrafo, Val-de-Cans, Condor, Cremação, Fátima, Una, Aurá, Guanabara, Cabanagem, Coqueiro, Ponta Grossa, Agulha, Paracuri, Cruzeiro, Campina de Icoaraci, Maracacuera, Águas Negras e Cotijuba.

A Seurb diz que também executa diariamente o serviço de manutenção de lâmpadas e luminárias nos postes de iluminação pública - que pode ser solicitado pelo número 0800 400 0300, de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h, e, aos sábados, de 8h às 12h.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM