CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Pirarucu nas Cinzas': bloco de Mosqueiro tem desfile cancelado por falta de apoio, diz organização

Arrastão de aconteceria nesta quarta-feira não será mais realizado. Segundo a organização do bloco, é a primeira interrupção por falta de verba em 37 anos

Camila Guimarães
fonte

O arrastão do 'Pirarucu nas Cinzas', tradicional bloco de carnaval de Mosqueiro, aconteceria nesta quarta-feira, 22, mas foi cancelado por 'falta de apoio', informou a organização do evento. Este seria o 37º ano de existência do bloco, que não deixou de sair às ruas em nenhuma edição, exceto durante a pandemia de covid-19. Thulio Ferreira, coordenador do evento, diz que é a primeira vez que o bloco é cancelado por falta de verba.

Thulio aponta que a interrupção do 'Pirarucu nas Cinzas' foi uma medida extrema, devido à falta de condições para realizá-lo. Em nota oficial, a coordenação justifica que "os motivos são alheios à nossa vontade e independem do nosso esforço".

"Mosqueiro está vivendo um abandono total em relação ao poder público. Este ano o bloco foi atingido pelo não repasse de verba e, por se tratar de um evento público, que pertence à cultura de Mosqueiro, era de se esperar maior apoio do poder público. Se trata de um bloco que tem um custo alto e não tem como nós, enquanto coordenação, assumirmos essa responsabilidade sozinhos", afirma Thulio.

VEJA MAIS

image Bloco Chulé de Pato desfila pelo Guamá nesta Quarta-Feira de Cinzas
Três mil pessoas são esperadas na atração, que contará com trio elétrico, banda e distribuição de sopa.

image Abaetetubense de 81 anos viraliza ao se divertir no carnaval; conheça a dona Maria Lobato
As imagens mostram a idosa com deficiência sendo carregada pelos foliões durante o tradicional bloco do sujo, enquanto acena feliz da vida; saiba a história por trás do vídeo

image Como se recuperar do Carnaval? Confira dicas de saúde e beleza para o fim da folia
Confira as dicas que OLiberal.com separou para quem caiu na folia e agora quer fazer um "detox"

Cancelar também é uma forma de protesto, diz organização

O coordenador conta que houve várias tentativas de conseguir acordos e patrocínio também com os comerciantes locais, mas o esforço não foi suficiente.

"Infelizmente a gente lamenta muito a não realização desse evento. Um evento que passou do meu pai para mim, é muito triste. Mas infelizmente a gete não tem como assumir essa dívida e bancar um arrastão desse. Também não tem condições de fazer um bloco menor, porque a ideia é sempre crescer. Não tem como diminuir a estrutura e fazer um bloco mal feito. O cancelamento é até uma forma de protesto para que as autoridades olhem com mais cuidado e atenção às manifestações culturais aqui da Região Metropolitana", diz Thulio.

Ele afirma, ainda, que o Carnaval de Mosqueiro, este ano, foi "um dos piores carnavais da Região Metropolitana" e espera que o poder público ofereça mais apoio no futuro.

Prefeitura de Belém lamenta cancelamento do desfile

A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), lamentou o cancelamento do tradicional bloco “Pirarucu nas Cinzas”, que completaria 37 anos e faria parte da programação do Carnaval de Todas as Cores.

"A Admos informa que a Prefeitura providenciou a regularização de todos os blocos tradicionais de Mosqueiro, que se habilitaram a tempo para o desfile, bem como a isenção de todas as taxas municipais. Dentre os blocos citados, está o 'Pirarucu nas Cinzas'.", destacou a nota.

"Ao bloco Pirarucu nas Cinzas, a Prefeitura, por meio da Agência Distrital, garantiu junto a patrocinadores o valor de R$ 5 mil aos organizadores do bloco, além da já citada isenção de todas as taxas municipais.", detalhou a nota.

Ainda segundo o comunicado da gestão municipal, "a organização do evento dispensou o patrocínio, alegando que seria insuficiente para manter os custos totais do evento". A Admos destacou, ainda, que a relação entre a Agência e os organizadores do bloco “Pirarucu nas Cinzas” é amistosa, respeitosa e de diálogo.

O Carnaval de Todas as Cores este ano contou com dois corredores da folia: um no Aeroporto, para o desfile das universidades do samba de Mosqueiro; e outro na Vila, para desfile dos blocos tradicionais de Mosqueiro. 

Mais de 40 blocos se apresentaram em dois dias no corredor da folia da Vila. Além dos corredores da folia, a Praça da Vila contou com quatro dias de atrações musicais variadas, que fizeram a festa dos brincantes.

Junto aos órgãos de segurança pública, a Admos garantiu também a operação de segurança das rotas de todos os blocos habilitados.

O 'Pirarucu nas Cinzas'

O bloco de Carnaval 'Pirarucu nas Cinzas' foi criado em 1986 por Carlos Ribeiro, o “Carlos Maresia”. Ele era dono de restaurante e a proposta do evento era proporcionar um momento de lazer e alegria aos funcionários e comerciantes que trabalhavam arduamente durante o Carnaval na ilha. Por isso o bloco acontece sempre após os três dias de festa, na Quarta-feira de Cinzas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM