CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mãe e criança que passaram por parto na calçada podem ter alta hoje

Hospital da Ordem Terceira diz que ambos passam bem. Caso é apurado

Cleide Magalhães

A direção do Hospital da Ordem Terceira confirmou na manhã desta terça (19) que a mãe e o bebê que sofreram este domingo (17) por um trabalho de parto ocorrido na calçada em frente ao estabelecimento, na Campina, em Belém, estão bem de saúde e aguardam resultados de exames laboratoriais feitos pelo  Laboratório Central de Saúde Pública do Pará (Lacen) para, possivelmente, receber alta ainda na manhã desta terça-feira.

LEIA MAIS:
Ministério Público apura negligência de atendimento na Ordem Terceira
Imagens mostram momento do parto em frente ao hospital
Mãe e bebê passam bem após parto ocorrido na calçada em frente a hospital

 

Segundo a Ordem Terceira, a atenção dada à mãe a ao bebê segue o protocolo norma de liberação de pacientes. A direção do hospital será ouvida quinta-feira pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) por suspeita de negligência de atendimento. A 3ª promotora de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos de Belém, Fabia Melo Fournier, confirmou esta segunda (18) que já está apurando os fatos ocorridos. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Conselho regional de Medicina do Pará (CRM-PA) também já apuram o caso. O titular da Sesma, Sérgio de Amorim, foi ao hospital na manhã desta segunda para reunir com a direção do hospital. A Sesma confirmou que medidas podem ser tomadas frente ao contrato do município com a instituição particular, que mantém atendimento público pelo Sistema Único de Saúde.

image Promotora de Justiça de Direitos Constitucionais Fabia Melo Fournier acompanha caso (Assessoria MPPA)

Hospital apura episódio


O caso aconteceu neste domingo (17) e ganhou grande repercussão pelas acusações de negligência de atendimento. Segundo confirmou esta manhã à redação integrada de O Liberal a direção do Hospital da Ordem Terceira, o fato já está sendo investigado também internamente e a direção vai tomar as devidas providências após a apuração do ocorrido. 

"O parto não estava marcado. Segundo a família, a mãe havia marcado um atendimento para o dia 21, para um médico que não é prestador de serviços nosso, e ela entrou em trabalho de parto de sábado para domingo, quando se dirigiu para cá e aconteceu lamentavelmente o que todos já sabem. Nós estamos apurando o que ocorreu. Já determinei apuração para que possamos saber o que foi que aconteceu", detalhou o secretário municipal de saúde Sérgio Amorim nesta segunda-feira. "O hospital é privado e presta serviço à população pelo SUS. Nós temos um contrato. Dependendo do que realmente ocorreu, a secretaria irá tomar providências".

image Apuração interna também está ocorrendo, diz hospital (Igor Mota)

Segundo relatou Dona Ana Lúcia, mãe da jovem que teve o bebê, não havia nenhum médico para fazer o atendimento quando o hospital foi procurado. "Quando nós viemos, eu saí gritando.... mas não adiantou. Eles não falaram nadinha. Só que não iriam atender e que não tinham leito nem médico. Eles só vieram depois que ela já tinha tido a criança. Acho que foi quase uma hora deitada no chão esperando. Nínguém aparaceu para ajudar. Só depois".

A mãe da criança que nasceu na calçada tem 21 anos e também mora no Jurunas. O bebê é seu terceiro filho. Segundo confirmou a Sesma, a gestante fez todo seu pré-natal em uma unidade pública de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde também disse que essa é a primeira vez que algo do gênero acontece durante o contrato da secretaria municipal com o Hospital da Ordem Terceira.   

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM