MENU

BUSCA

O que comer em Belém? Conheça os pratos ‘top 10’ da culinária paraense

Viajar para Belém do Pará abre o leque de oportunidades gastronômicas a serem degustadas. Saiba o que comer de melhor na cidade

Amanda Martins

As comidas típicas de Belém do Pará são conhecidas pelo sabor regional rico em cores e aromas, que misturam ingredientes da culinária dos povos indígenas, africanos e portugueses. Quem visita a capital paraense, geralmente, costuma se encantar pela paisagem da cidade, e não resiste à convidativa gastronomia diversificada do Estado. Pensando nisso, montamos uma lista com os dez pratos típicos que você precisa provar quando vier à passeio:

VEJA MAIS

O vatapá paraense é feito com um creme à base de camarão, farinha de trigo, leite de coco, azeite de dendê, cheiro verde e sal. Além de uma variedade de temperos a gosto. Todos os ingredientes são cozinhados juntos em uma panela. O creme amarelado é servido com arroz, jambu e mais camarões. E, claro, com molho de pimenta.

Tacacá

O tacacá é servido dentro de uma cuia e preparado com um caldo amarelado à base de mandioca, o famoso tucupi, preparado com goma de tapioca, camarão e jambu. A iguaria é de origem indígena.

Maniçoba

Apesar da aparência ‘feia’, a maniçoba é a ‘queridinha’ dos paraenses. O prato servido na festividade do Círio de Nazaré é feito com as folhas da mandioca, a maniva, que é  trituradas e cozida durante sete dias para retirar a toxicidade da planta e são acrescentados ao caldo pedaços de carne seca e porco dessalgado. 

Pato no tucupi

O pato no tucupi, também muito presente no Círio de Nazaré, é feito com apenas três ingredientes: o líquido amarelo fervido da mandioca, a ave e o jambu. O prato é servido com arroz e farinha baguda.

Peixe frito com açaí

O açaí é um dos frutos mais consumidos no Pará. A fruta roxa pode ser servida com ou sem açúcar, acompanhado de farinha baguda, de tapioca ou com frutos do mar, como camarão, peixe, ou carne seca. No Mercado do Ver-O-Peso, um dos pratos mais vendidos é o peixe frito com açaí.

Bolinho de pirarucu

O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do Amazonas, muito popular no Pará. Quando seco e salgado, ele pode ser chamado de "bacalhau” regional. O bolinho de pirarucu é servido como petisco e pode ser degustado com molho de pimenta. 

Arroz paraense

O arroz paraense tem esse nome por ser feito com ingredientes regionais do Estado: jambu, tucupi e camarão. Ele é servido como uma refeição completa ou acompanhada do vatapá e a maniçoba, substituindo o arroz branco. 

Caranguejo

O caranguejo, ou conhecido popularmente como ‘toc-toc’, é comprado, geralmente nas feiras ao ar livre da cidade,  ainda sujo do mangue. Ele é limpo, fervido na água com sal e, em seguida, colocado de molho no tucupi com jambu. Para ser saboreado, as pessoas costumam ‘quebrar’ o crustáceo em partes e ‘retirar’ a carne dele com um mini martelo de metal.

Além de ser servido manualmente, o caranguejo também pode estar presente em sopas, risotos e caldeiras. 

Sorvetes de sabores regionais 

Os sorvetes com sabor de açaí, castanha-do-Pará, cupuaçu, tapioca e bacuri ou o 'carimbó' são popularmente conhecidos na cidade. Basta ‘encostar’ em uma barraca de sorvetes para conhecer os sabores regionais. 

Café com pupunha

O fruto alaranjado é nativo da região amazônica onde é conhecido como ‘pupunha’. Ele é mais consumido em meados de novembro, dezembro e janeiro, sempre acompanhado do café da tarde. Há quem coma o fruto apenas cozido, com manteiga e sal, ou com geleia de cupuaçu. 

(Estagiária Amanda Martins, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Belém