Moradores de Icoaraci sofrem com abastecimento de água precário

Reclamações são antigas. População diz que chega a ficar semanas sem fornecimento.

Redação Integrada

Moradores reclamam da precariedade do fornecimento de água em Icoaraci. Uma das áreas prejudicadas é a rua Coronel Juvêncio Sarmento, mais conhecida como 5ª Rua, entre as travessas São Roque e Itaboraí, no Cruzeiro. A dona de casa Simone Ribeiro, 48 anos, disse que, no mês passado, faltou água durante quase 20 dias. "Aí voltou e ficou normal uma semana. Depois, faltou de novo. E já tem umas três semanas sem água", afirmou. Veja a situação das famílias:

Ela disse que, quando tem, a água é fraquinha. Também chega suja. "Não serve pra gente consumir. Só para lavar louça. Pra cozinhar, só com água mineral", disse. Ela apanha água na torneira do quintal da casa. "Mas, mesmo nessa torneira, às vezes vem bem fraquinha ", acrescentou. Ela armazena essa água em um balde para lavar as louças na pia. "Mas não chega água no banheiro e nem na pia", afirmou. 

Na travessa do Cruzeiro, próximo à orla, ainda no bairro do Cruzeiro, moradores também confirmaram esse fornecimento irregular. Uma moradora disse que, quando não falta, a água que chega às torneiras é suja. "Todo dia é isso", afirmou ela, que pediu para não ser identificada. Ela contou que tem poço artesiano em sua casa. E que outros moradores vão buscar água com ela. Ainda segundo a moradora, nas partes mais alta dessa área "a água não vem". "Mas todo mês a conta vem", reclamou a moradora. 

Cosanpa diz que água só voltará na próxima semana 


A Redação Integrada entrou em contato com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) para comentar a situação. Em nota, a Cosanpa confirmou que o sistema de abastecimento São Roque, no Distrito de Icoaraci, em Belém, está em manutenção após apresentar redução da produção de água.

"Serviços de limpeza estão sendo feitos no local e, posteriormente, filmagens devem identificar pontos de obstrução. Por esse motivo, algumas áreas do Distrito estão com o fornecimento de água intermitente. A previsão é de que o serviço seja concluído na próxima semana", diz a Cosanpa. A companhia diz que "lamenta os transtornos" causados aos moradores da área e informou ainda que um novo poço está sendo escavado em Icoaraci para ampliar e melhorar o abastecimento de água no distrito.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM