CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação de leite aos prematuros

No Pará, quase 80 mil litros de leite humano foram coletados nos últimos anos

O Liberal

A Campanha Nacional de Doação de Leite Humano foi lançada pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (19), em todo o país. Com o tema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho. Doe leite materno”, a iniciativa busca estimular mulheres que amamentam e podem doar seu leite a adotar este ato que salva vidas de bebês recém-nascidos prematuras e de baixo peso. 

Neste ano, o Ministério da Saúde tem como meta ampliar as doações de leite para atender pelo menos 60% das demandas no país, o que equivale a um total de 245,7 mil litros.

VEJA MAIS

image Casal negro que teria furtado pacotes de leite é agredido e filmado em supermercado da Bahia
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. A rede Carrefour informou que desligou toda a equipe envolvida no episódio e rescindiu o contrato com a empresa responsável pela segurança do local

image Alergia alimentar: os 10 alimentos que mais causam alergia alimentar, além do camarão
Ovo, leite, soja e mais; saiba quais os principais alimentos que causam mais alergia

A rede brasileira de banco de leite humano é referência mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior rede de bancos de leite humano do mundo. São 227 bancos de leite humano e 240 postos de coleta distribuídos em todos os Estados. 

Na região Norte, 16 bancos de leite humano estão em funcionamento.De acordo com o Sistema de Informação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, entre 2000 e 2022, somente no Pará, 63.268 mulheres foram doadoras e 79.554 litros de leite humano foram coletados. O Pará ainda conseguiu, nos últimos 22 anos, 88.098 recém-nascidos beneficiados

Por que o leite materno é tão importante para as crianças prematuras?

O leite humano é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de  cinco anos por causas evitáveis. Ele também é o melhor alimento para os recém-nascidos, trazendo na composição proteção imunológica contra doenças infecciosas, atuando no desenvolvimento afetivo e psicológico dos pequenos.  

Quem pode doar?

Para doar, a mulher precisa ser saudável e não estar usando nenhum medicamento que interfira na amamentação. Qualquer quantidade de leite materno pode ser doada. Um pote de 200 ml pode alimentar até 10 bebês prematuros ou de baixo peso.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM