Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Icoaraci terá homenagens a São João

Fiéis participarão de carreata, missa e procissão

Esta segunda-feira (24) será dia de festa e devoção no Distrito de Icoaraci, por ser Dia de São João Batista. A Paróquia de São João Batista / Nossa Senhora das Graças, no Distrito, terá o encerramento da festividade em homenagem ao santo com eventos que começarão com uma carreata nas primeiras horas da manhã e terminarão com procissão luminosa e missa no começo da noite. "São João Batista nos dá o exemplo da humildade, por ter sido o precussor de Jesus Cristo na Terra e ensinado que em tudo Deus é que deve prevalecer", afirmou o pároco de São João Batista, padre Agostinho Cruz, à frene da programação religiosa.

A carreata sairá às 8 horas da Igreja Matriz, na rua Padre Júlio Maria, em direção ao Mercado Municipal São João Batista. Às 18 horas, as famílias e devotos em geral sairão um procissão luminosa em homenagem ao santo. A procissão sairá da Igreja de São Sebastião, na rua Siqueira Mendes, na Orla de Icoaraci, tendo como destino a Igreja Matriz. Na chegada a romaria, o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá a Santa Missa, marcando o encerramento da festividade.

Devoção

A Festividade de São João Batista em Icoaraci começou no dia 15, mobilizando milhares de devotos na paróquia com 84 anos de funcionamento. Para eles, o dia 24 é serve para se refletir acerca da vida e o legado de São João, que nasceu de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. João nasceu para preparar o caminho para o Cristo. Coube a ele batizar Jesus, o autor do do Batismo, e foi São João quem apontou o Cristo como o Cordeiro de Deus para tirar os pecados do mundo.

Considerado o último profeta, São João Batista foi também o precursor de Jesus no martírio, porque deu a vida pela Verdade, ou seja, morreu decapitado a mando do Rei Herodes. "São João ensinou a Verdade, a viver com humildade, tendo afirmado que 'o Cristo cresça e eu diminua' ", observou padre Agostinho. 

No arraial organizado na sede da paróquia será mantida a tradição de, nesta segunda-feira, em Icoaraci, tomar-se o banho de cheiro, com ervas aromáticas da Amazônia. O nascimento de São João Batista trouxe alegria aos familiares e moradores da aldeia, os quais anunciaram a vinda do menino ao mundo por meio de fogueiras. Daí surgindo a tradicional Fogueira de São João, tradicional no Brasil no mês de junho. 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM