Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Governo anuncia ações para travessia Outeiro-Icoaraci-Belém

Entre as medidas estão a construção de tendas nas áreas de travessias, instalação de banheiros químicos e ampliação do número de embarcações

O Liberal

Após reunião neste domingo (6), entre os órgãos estaduais de segurança, transporte e trânsito, o Governo do Pará anunciou a construção de tendas nas áreas de travessias, instalação de banheiros químicos e ampliação do número de embarcações entre a ilha de Outeiro e Belém. As ações foram tomadas para amenizar os impactos causados pela interrupção do tráfego sobre a ponte do Outeiro, que foi atingida por uma balsa no dia 17 de janeiro.

Travessia de Outeiro: saiba os horários das marés mais altas
Quem precisa deslocar-se por meio de balsas, navios ou lanchas deve estar atento às previsões. Marés elevadas podem prejudicar ou até mesmo impedir o retorno para casa ou saída para um compromisso

Morre o homem que passou mal durante travessia de Outeiro para Icoaraci, neste sábado
Microempresário, ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu

Balsa quebra e população de Outeiro enfrenta dificuldade para atravessar; vídeo
Segundo relatos de testemunhas, uma longa fila de espera está formada desde às 17h

Auxílio para barraqueiros e trabalhadores informais de Outeiro é aprovado pelos vereadores de Belém
Benefício será de R$ 500 ou R$ 300, dependendo da categoria. Pagamento será feito por pelo menos seis meses.

"A partir de hoje (6), estaremos montando tendas para mil pessoas como uma área de espera de embarque, com mil cadeiras, banheiros químicos, com grades de proteção, tudo isso para termos uma melhor qualidade na prestação dos serviços. As tendas serão instaladas no trapiche de Icoaraci e na Sétima Rua, e na Brasília, em Outeiro. A ideia é garantir uma espera mais humanizada da travessia, bem como da redução das filas e o aumento na velocidade desses transportes”, detalhou o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, destacando que o Estado já procura outro espaço para ser utilizado na travessia de veículos e cargas.

O Estado também vai aumentar o número de viagens das embarcações que já fazem o trecho Outeiro-Belém, e disponibilizar um flutuante para ser colocado no trapiche de Icoaraci, para garantir o atraque de novas embarcações.

Navio terá capacidade para mil passageiros

"O flutuante de nove metros de largura e 45 metros de comprimento, vai fazer conjunto com o que já está instalado em Icoaraci para que possamos disponibilizar um novo navio com capacidade para mil passageiros, que fará a linha Icoaraci-Outeiro-Icoaraci. Essa nova embarcação deve ser colocada em horários de picos, entre 5h e 9h, e 17h e 21h. Além disso, a partir de terça-feira (8), vamos disponibilizar um novo catamarã, com capacidade para 300 passageiros, que será utilizado nos mesmos horários dos que já estão em linha. A partir da instalação do novo flutuante, vamos elaborar os novos horários para oferecer mais conforto e segurança aos passageiros. Nós estamos trabalhando no sentido de melhorar os serviços para população", explicou Abraão Benassuly, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH).

Outra ação adotada é o aumento de efetivo policial nas áreas de embarque e desembarque de passageiros tanto no distrito de Icoaraci quanto no de Outeiro. "Na área da segurança pública, vamos reforçar o número de agentes de segurança e dos órgãos parceiros. Vamos ter aumento no número de policiais militares, bombeiros, agentes de trânsito, no embarque e desembarque de passageiros. Isso será feito tanto na Sétima Rua, em Icoaraci, quanto no trapiche de Icoaraci, e rua da Brasília, em Outeiro. Além disso, teremos 24h os serviços das ambulâncias do Samu próximo ao trapiche de Icoaraci para atender as demandas que surgirem. A preocupação do Governo do Estado é minimizar o máximo possível os prejuízos da população de Outeiro devido ao abalo na ponte", informou o coronel Mascarenhas, secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup).

Reconstrução da ponte deve durar 6 meses

No último dia 29 de janeiro, o Governo do Pará anunciou a reconstrução da ponte do Outeiro. Será colocado um mastro de 50 metros, que permitirá a abertura de um canal de navegação de 100 metros, aumentando em 40 metros o espaço atual, que é de 60. Além do mastro, serão realizadas obras em todos os pilares da ponte, na pista de rolamento, no guarda-corpo, na sua estrutura em aço e nas passarelas para pedestres. O projeto da nova ponte contempla ainda a instalação de defensas nos pilares para impedir novos choques de embarcações. O tempo total para conclusão é de seis meses.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM