CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Gastronomia da Ilhas' tem pratos exclusivos na Ilha de Caratateua, em Outeiro, até domingo; confira

A refeição é composta por um prato principal, pelo o valor de R$ 49,90, e pode ser conhecida sempre de 11h até às 16h, em Caratateua, Outeiro

Emanuele Corrêa
fonte

Neste sábado, 28, e domingo, 29, a ilha de Outeiro - distrito de Belém - participa do festival "Gastronomia das Ilhas", da Prefeitura de Belém, ainda em comemoração aos 407 anos da capital paraense. O evento reúne 16 restaurantes e seus Chefs de cozinha oferecendo o preparo de refeições para duas pessoas, composta por um prato principal, pelo o valor de R$ 49,90, sempre de 11h e segue até às 16h, em Caratateua, Outeiro. O objetivo é fomentar a gastronomia e o turismo local, além de valorizar a cultura.

Belém é uma entre as quatros cidades brasileiras com o título de "Cidade Criativa da Gastronomia", conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), diz Lélio Costa, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). 

VEJA MAIS

image Gastronomia que surpreende e se renova
Tucupi, açaí, jambu e farinha são alguns dos elementos marcantes dos sabores amazônicos

image Paola Carosella em várias versões: chef estreia no novo reality culinário da Globo neste domingo
Neste domingo (29), ela estreia no novo reality culinário das tardes de domingo da TV Globo, "Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua"

image Paraense é vencedora de competição nacional de gastronomia
Samara Senado fez o ‘Escondidinho do Sal’ com peixe Serra e conquistou o prêmio Rally dos Sertões

Para o presidente, o evento serve para reforçar a referência que Belém é para o mundo e também se agrega a lista de localidades onde o evento já foi realizado, uma vez que já ocorreu na Ilha do Combu, Ilha de Mosqueiro, Icoaraci, etc. "Temos referência de pratos, que servem de exemplo para o mundo. O festival não envolve só a gastronomia em si, existe uma formação dos cozinheiros, dos barraqueiros, dos atendentes, de quem manipula os alimentos e para atender os turistas de todo o estado e de fora, que frequentam os nossos festivais. Ocorre em dois dias e será muito importante, pois os restaurantes se preparam com pratos exclusivos para o festival", destacou.

image A Chef Responsável, Jacilene Gonçalves Castro, apresentou o prato "Bobó de camarão regional com arroz de jambú" no Festival. (Reprodução / Divulgação)

O evento ocorre até domingo e todos os restaurantes são da Ilha de Caratateua, reforça Lélio. "É um prato principal, de valor único, por 49,90 e pratos deliciosos. Uma experiência gastronômica que vale a pena, com ingredientes regionais: peixe, camarão, todos os frutos do mar, mandioca, tucupi e as ervas, preferencialmente de produtores locais. Por isso o título da Unesco, por essa interação com o que é produzido, preparado e consumido", declarou.

Estratégias de fomento da gastronomia em Belém

 
O presidente da Codem declara que esta 4ª edição do Festival é uma das estratégias de fomento da gastronomia em Belém e que o espaço pretende se tornar sempre mais inclusivo e destaca as opções veganas entre as experiências possíveis. "Nós temos hoje experiências veganas em torno da nossa culinária, tem chefs de cozinha que atendem essa demanda", ponderou.

"Importante dizer que a prefeitura de Belém que é a detentora do selo tem se esforçado para alcançar essa dimensão histórica, cultural e gastronômica, esse festival é apenas uma das estratégias ao redor do selo. O festival de outeiro é apenas uma das estratégias. Mas temos o Boulevard da gastronomia, a reforma de mais de 18 feiras em reforma, o programa 'Donas de si', que valoriza o papel da mulher na gastronomia e também a reforma do mercado de são brás que já começou", finalizou.

image Michael Corrêa, diretor de negócios da Codem, Maikenn Souza (AROUT) e Lélio Costa, presidente da Codem. (Reprodução / Tryangle Produtora.)

O evento vai até este domingo, 29, e Lélio reforça o convite para que o público prestigie. "Gostaria de convidar a todas as pessoas que possam estar presentes em outeiro, para participar. Quem vai às vezes não tem ideia de que é possível comer um prato saboroso, exclusivo, feito por um chef, aqui dentro Belém. Visite e faça dessa experiência gastronômica, inesquecivel", concluiu o convite.

O evento tem o apoio da Universidade da Amazônia (Unama), Sebrae e Corpo de Bombeiros do Pará e parceria com a Administração Regional de Outeiro (Arout), Funbosque, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Cinbesa e Belemtur.

 

Serviço

Festival da Gastronomia das Ilhas - 4ª Edição: Ilha de Caratateua (Outeiro).

Local: Orla da Ilha de Caratateua.

Data: 28 e 29/01 (Sábado e Domingo), das 11h às 16h.

Mais informações: no site do festival

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM