CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Paraense é vencedora de competição nacional de gastronomia

Samara Senado fez o ‘Escondidinho do Sal’ com peixe Serra e conquistou o prêmio Rally dos Sertões

Gabriel Pires
fonte

A paraense Samara Senado, de 20 anos, estudante de Gastronomia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no edital Forma Pará, foi vencedora, no último sábado (10), do Rally dos Sabores, a última etapa da competição nacional do 30º Rally dos Sertões, com o prato ‘Escondidinho do Sal. O anúncio da conquista dela e a respectiva premiação foi em Salinópolis, litoral paraense. A partir de agora, a chef e universitária vai se preparar para participar do Mesa SP, evento que reúne os maiores expoentes da gastronomia do Brasil.

Esta edição 2022 do Rally dos Sertões contou com uma homenagem ao bicentenário da independência do Brasil e ao trigésimo aniversário da competição. Considerado o maior Rally do mundo, a edição passou por todas as cinco regiões do Brasil, com início em Foz do Iguaçu, no Paraná, e fechamento em Salinop.

VEJA MAIS

image Gastronomia e conservação ambiental como você nunca viu
Guiada por Thiago Castanho, a Chef carioca mostra, em série no Youtube, produtos e hábitos de comunidades paraenses com um toque de conservação ambiental

image Workshop de gastronomia reúne grandes chefs da culinária paraense
Programação “Cozinha Show” é realizada pelo Magazan Casa e está com as inscrições abertas

image Dia Mundial da Gastronomia Sustentável propõe mudanças à mesa
Práticas como a compra de produtos cultivados e vendidos por mercados locais podem ajudar a melhorar o cenário de desperdício


Foram 14 dias de competições, até a vitória de Samara Senado. Ela apresentou o ‘Escondidinho do Sal’, um prato exclusivo com peixe serra desfiado e coberto com purê de macaxeira gratinado com queijo do Marajó. Para acompanhar, arroz com jambu e tucupi no molho de redução de mel, pimenta e goma de tapioca fizeram parte do menu.

image Samara fez questão de observar a origem cem por cento paraense dos insumos utilizados por ela para compor o ‘Escondidinho do Sal’ (Divulgação)

Ingredientes utilizados foram 100% paraenses

“A inspiração do prato veio do desejo de mostrar para o mundo a gastronomia da nossa região. Aqui em Salinópolis, geralmente os visitantes e turistas procuram pescada e anchova que são peixes de primeira classe. Outras opções, como o peixe serra, são tão saborosas quanto”, detalhou a jovem chef.

Samara fez questão de observar a origem cem por cento paraense dos insumos utilizados por ela para compor o ‘Escondidinho do Sal’. “Os ingredientes são produzidos na região, como a mandioca e jambu, além do mel, que é de São João de Pirabas. O prato tem uma identidade salinopolitana e paraense, fomentando a economia, pois esses produtos são de agricultores locais, com zero agrotóxico. O peixe foi comprado no Porto Grande, o mercado municipal de Salinópolis”.

O talento para a gastronomia Samara herdou da avó, Renelda Monteiro da Silva, conhecida como a fada do tacacá e dos quitutes de Maracanã, cidade onde a jovem nasceu e viveu parte da infância. “Desde que me entendo por gente, lembro da minha avó cozinhando muito bem. Não consigo reproduzir a assinatura dela. Mas, desde criança, eu brincava com as louças dela, fazendo comidinhas para bonecas e colegas, inclusive de concursos de comidas”, rememora Samara, reconhecendo o que viria se concretizar na idade adulta. O que ela não imaginava é que venceria já na primeira competição.

image O talento para a gastronomia Samara herdou da avó (Divulgação)

Herança gastronômica na família

Eliezer Almeida Senado, pai de Samara, trabalha com a venda de pescado no município e, segundo a jovem, prepara o melhor peixe cozido que ela já experimentou. “Nunca comi igual. Ele é especialista em peixes. A minha mãe, Hellem Senado, também faz comidas deliciosas e tem excelência em tudo o que faz. Eu não tinha como fugir disso. Mais do que um talento, eu possuo uma herança familiar”, afirmou.

“Ela tem sido a maior incentivadora na minha formação profissional e temos no meu pai todo o suporte, recursos necessários para que possamos exercer na prática o que temos aprendido na universidade. Sem eles não teria alcançado essa premiação”, disse.

Samara recordou que, no auge da pandemia de covid-19, ela decidiu se inscrever em um curso de confeitaria para aperfeiçoar a habilidade que vem de berço. Em 2021, surgiu uma oportunidade inesperada: a abertura da primeira turma de nível superior em Gastronomia na Uepa.

No total 26 estabelecimentos se inscreveram para a disputa. O público votou pela internet. Do total de 5.992 votos, Samara Senado obteve 1.720 votos no ‘Escondidinho do Sal’. Ela fez o prato em parceria com a Barraca de praia "Alternativa", que agora tem o Escondidinho do Sal como uma estrela nacional do cardápio. 

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ