CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Feirantes da Pedreira celebram São Pedro e São Paulo

Festa que já acontece há mais de 70 anos une os lados sagrado e profano da devoção aos santos

Redação Integrada
fonte

Neste sábado (29) a Igreja Católica celebra o Dia de São Pedro e São Paulo. Em Belém, as comemorações dos santos juninos sempre ultrapassam a devoção religiosa. Elas envolvem também os aspectos folclóricos e sociais enriquecidos por tradições e costumes, como a confraternização em homenagem a São Pedro. A festa acontece há mais de 70 anos na Feira da Pedreira, no bairro de mesmo nome. O evento é organizado pelos próprios feirantes e a programação conta com fogos, missa, festa de aparelhagem e distribuição de comidas e bebidas para os feirantes e ao público em geral que prestigia a festa.

image A missa acontecia do lado de fora do mercado, mas este ano será na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, de onde os fiéis vão sair em procissão até a Feira da Pedreira (Fábio Costa / O Liberal)

 

 

 

 

Segundo a feirante Telma Albuquerque, que trabalha na área de industrializados da feira há 38 anos, a tradição acontece há mais de sete décadas e envolve o lado profano e sagrado em homenagem à São Pedro. "Já é uma tradição e aprendi com minha mãe e avós. A festa começa com os fogos, às 6h. Depois tem missa, às 7h30. Em seguida, o povo se diverte com música de duas aparelhagens, comidas típicas e não típicas e bebidas. Nesse dia, trabalhamos até 13h e depois vamos nos divertir. É um dia esperado por todos nós, fazemos uma caixinha mensal e até rifa para conseguir garantir a realização da festa. Todos os anos, centenas de pessoas prestigiam e chegam até a fechar a travessa Mauriti", conta a feirante, que aproveita mais o lado profano da programação.

image 'É um dia esperado para todos nós, fazemos uma caixinha mensal e até rifa para conseguir garantir a festa', conta a feirante Telma Albuquerque (Fábio Costa / O Liberal)

Já o açougueiro Luís Carlos Reis, 56 anos, dos quais 35 dedicados à vida de feirante, aproveita também o lado religioso da confraternização em homenagem a São Pedro, de quem é devoto. "Sou devoto de São Pedro desde criança e todos os anos ajudo o pessoal na organização, para mantermos vida essa tradição aqui na feira, que é passada de pai para filho. São Pedro é protetor do nosso mercado e participo tanto da festança quanto da missa, onde faço minhas orações para pedir proteção e saúde para minha família", afirma o feirante.

image O açougueiro Luís Carlos Reis, 56 anos, 35 deles vividos na feira, aproveita também o lado religioso da confraternização em homenagem a São Pedro, de quem é devoto. (Fábio Costa / O Liberal)

 

 

 

 

A missa acontecia do lado de fora do mercado, mas este ano será realizada na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, às 7h30, de onde os fiéis vão sair em procissão até a Feira da Pedreira. Logo em seguida, começa a festa. A paróquia fica na avenida Pedro Miranda, 1566, no bairro da Pedreira, próximo à feira.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM