Feira do Ver-o-Peso inspira aprendizagem na Escola Albanízia de Oliveira Lima, em Belém

Nesta sexta-feira (24), alunos do Ensino Médio apresentaram materiais informativos e artísticos relacionados ao Veropa

Gabriel da Mota | Especial para O Liberal
fonte

Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, no bairro do Marco, em Belém, realizaram uma programação na manhã desta sexta-feira (24) alusiva ao Complexo do Ver-o-Peso. A maior feira a céu aberto da América Latina serviu de inspiração para que os alunos discutissem processos históricos, sociais, filosóficos e geográficos de maneira interdisciplinar, a partir de noções como tempo, espaço, território e fronteira.

image Uma apresentação de carimbó foi realizada pelos alunos na manhã desta sexta-feira (24) (Foto: Sueanne Freitas)

A professora de Linguagens da Escola Albanízia, Sueanne Freitas, explica que a ideia de abordar o Ver-o-Peso foi discutida no início deste ano entre os docentes e a equipe gestora e, em seguida, proposta aos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Para o evento realizado hoje, os discentes produziram cartilhas, materiais audiovisuais, apresentações de carimbó e uma réplica do relógio inglês presente na Praça do Relógio, feita de papelão.

image Réplica do relógio inglês da Praça do Relógio, um dos cartões postais que integra o Complexo do Ver-o-Peso (Foto: Sueanne Freitas)

O Projeto Integrador de Ensino (PIE) da Escola Albanízia foi criado este ano, e inspirou o desenvolvimento de 10 subtemas relacionados ao Ver-o-Peso. As abordagens foram inspiradas na arquitetura do complexo, incluindo o Solar da Beira, o Mercado de Peixe, Mercado de Carne, a Feira do Açaí e a Pedra do Peixe. Além dos espaços próximos ao Veropa, saberes, cheiros e cores inspiraram a produção dos alunos.

VEJA MAIS

image Lula anunciará programa de poupança para estudantes de baixa renda na próxima semana
Presidente afirma que o orçamento previsto pode atingir até R$ 4 bilhões anuais, dependendo do alcance do benefício e das restrições fiscais em vigor

image Estudante de Cametá é selecionada no programa Parlamento Jovem Brasileiro
Programa oferece a estudantes do ensino médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais

“O trabalho culminou com grande excelência. As pesquisas, investigações e trabalhos de campo desenvolvidos pelos alunos foram construídos e materializados com muita disciplina e autonomia, em uma proposta onde, de fato, os discentes foram protagonistas”, avalia a professora.

Jennifer Monteiro é uma das alunas envolvidas no projeto e avalia o evento de maneira positiva. “Minhas impressões são de que foi bem organizado. Além disso, a interação entre os alunos e os professores foi enriquecedora. No geral, fiquei muito satisfeita com a experiência e acredito que o projeto atingiu seus objetivos de forma eficaz”, comenta a estudante do 2º ano do Ensino Médio.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM