CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Família do conjunto Júlia Seffer que teve casa destruída no temporal cobra assistência

Árvore já havia sido sido vistoriada quatro vezes pelo poder público de Ananindeua. "Perdemos absolutamente tudo. Vamos ter que reconstruir do zero. Não perdi a vida por milagre de Deus", diz moradora

Ivan Duarte e redação integrada de O Liberal

Uma família do conjunto Júlia Seffer, em Ananindeua, perdeu sua casa após a queda de uma árvore, durante o forte temporal registrado na Grande Belém na tarde desta sexta-feira (9) - mesmo após o poder público municipal ter feito quatro vistorias na vizinhança, e atestar qua não havia risco de desabamento do vegetal.

Eram 14h30 quando a árvore caiu sobre a casa da técnica Emanuelle Almeida de Souza, 21. Ela tinha acabado de levantar da cama, quando seu quarto foi destruído. Por pouco não foi atingida gravemente. "Ouvi um barulho muito grande e tudo caindo ao meu redor", contou a moradora na manhã deste sábado (10). A família tirou o dia para resgatar pertences e fazer a retirada de galhos e do tronco que caiu sobre o imóvel. 

LEIA MAIS:
Braz de Aguiar retoma rotina sem luz e em obras, após temporal dessa sexta

Para explicar incidente com placar eletrônico, Paysandu defende ideia de 'temporal fora do normal'

image Telhado foi totalmente comprometido após a queda (Ivan Duarte / O Liberal)

Emanuelle chegou a ficar presa por alguns minutos nos escombros na tarde desta sexta. Ela precisou ser retirada do quarto por vizinhos. Passou mais de uma hora pedindo ajuda, gritando e fazendo chamadas pelo celular, antes do resgate. 

Outros cômodos da casa da família Almeida também foram atingidos. Várias partes do telhado foram afetadas. "De cinco cômodos, quatro foram perddos. Perdemos absolutamente tudo. Vamos ter que reconstruir do zero. Não perdi a vida por milagre de Deus", disse a moradora. 

"Ouvi um barulho muito grande e tudo caindo ao meu redor", conta Emanuelle Almeida. Ela chegou a ficar presa por mais de uma hora nos escombros e precisou ser retirada do quarto por vizinhos. Pediu ajuda, gritando e fazendo chamadas pelo celular, antes do resgate

image Emanuelle: resgatada por vizinhos, após mais de uma hora presa na casa (Ivan Duarte / O Liberal)

Quatro vistorias feitas antes do acidente


Os vizinhos atingidos pelo temporal no conjunto Júlia Seffer relataram que, logo após ficarem sabendo dos estragos causados pelo temporal, na tarde desta sexta-feira, representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Ananindeua, da Secretaria de Assistência Social do município e o próprio prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel, estiveram visitando o local e prometeram providências. Segundo afirmam os moradores do perímetro e a família atingida, a árvore já havia sido vistoriada pelo poder público muncipal, mas nada foi feito para evitar o acidente.

image Família pede que autoridades tomem providências (Ivan Duarte / O Liberal)

"Estamos lutando há tempos para resolver essa situação. Desde 2016. Já tinham feito quatro vistorias e nenhuma resolveu. Apenas na última foi dito que havia risco, mas a poda foi descartada. Disseram que, se algo ocorresse, não atingiria a gente", lamentou Emanuelle.

"Estamos lutando há tempos para resolver essa situação. Desde 2016. Já tinham feito quatro vistorias e nenhuma resolveu. Apenas na última foi dito que havia risco, mas a poda foi descartada. Disseram que, se algo ocorresse, não atingiria a gente", lamentou Emanuelle

image Casa foi quase toda atingida: ganhos por todos os cômodos (Ivan Duarte / O Liberal)

"Hoje estamos em casa de amigos e vizinhos. Foram sete anos de luta, perdidos. Estamos com vida, mas sem nada", chorou a moradora. "Só quero que cumpram o que prometeram e resolvam essa situação".

Prefeitura: família terá acesso ao aluguel social


A redação integrada de O Liberal entrou em contato com a Prefeitura de Ananindeua para comentar o ocorrido. Em nota, a prefeitura disse que a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) e o Serviço de Proteção em Situação de Calamidades Públicas e Emergências (Sepcape) foram acionados pela Defesa Civil de Ananindeua nesta sexta-feira, (09), após o desabamento da árvore no conjunto Júlia Seffer, que atingiu a residência.

"Técnicos do Sepcape se dirigiram ao local para dar apoio e orientação à família atingida pela árvore. A família foi inserida para a concessão do Benefício Eventual (aluguel social), prestados aos cidadãos atingidos pelo temporal e que se encontram em situações de vulnerabilidade temporária", disse a prefeitura.

Sobre quedas de árvores, a Defesa Civil de Ananindeua informou que não foram notificados ao departamento novos pontos de quedas de vegetais no município.

A Prefeitura de Ananindeua, porém, não se pronunciou sobre o fato de a árvore que caiu ter sido vistoriada por quatro vezes, desde 2016, e nada ter apontado, nas vistorias, para a necessidade de providências ou de emissão de um alerta claro de risco de queda sobre a vizinhança, como ocorreu na sexta-feira (9).

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM