Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Escolas municipais de Belém retornam às aulas presenciais na segunda-feira, 1º de agosto

Abertura do segundo semestre não ocorrerá simultaneamente em todas as escolas, já que algumas seguem em obras

Lucas Costa

A rede municipal de ensino de Belém retoma às aulas na segunda-feira, 1º de agosto. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), e diz que os alunos devem voltar ao modelo 100% presencial com o fim das férias de julho. Atualmente, a rede municipal de ensino atende mais de 68 mil estudantes, matriculados em 201 unidades educativas.

O retorno às aulas, no entanto, não deve ocorrer ao mesmo tempo em todas as unidades, isto porque cada instituição tem sua autonomia. Outro fator a ser considerado é o cronograma de reforma de algumas instituições, o que segundo a Prefeitura, tem como prioridade oferecer qualidade física dos espaços e metodologia diferenciada.

Atualmente 30 escolas da rede municipal passam por reforma, a maioria delas em fase final de obras. São estas as escolas que terão o retorno gradativo presencial escalonado. Ainda no mês de agosto, está prevista a inauguração de mais três escolas municipais.

Escolas que vêm sendo usadas como alojamentos para o X Fórum Social Pan-Amazônico - evento que reúne representantes de nove países em Belém atualmente - têm o retorno das aulas previsto para 3 de agosto.

Casos suspeitos de covid serão monitorados

Com o retorno das aulas em modalidade 100% presencial para os alunos da rede municipal, um sistema de monitoramento de casos suspeitos de covid-19 também será implementado. Trata-se de um aplicativo do projeto Guardiões da Saúde na Educação, desenvolvido com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

É o primeiro e único aplicativo do Brasil que atua na prevenção de casos de covid nas escolas públicas. A tecnologia segue em aprimoramento para que possa realizar outros tipos de alerta e mapeamento, como desnutrição, abusos sexuais, doenças e outras questões, como de gênero, gravidez na adolescência e calendário vacinal.

 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM