Escola particular de Belém surpreende pais com fechamento; professores alegam demissão por mensagem

Segundo relatos, as aulas foram suspensas e o proprietário da escola anunciou o fechamento sem apresentar justificativas e sem garantir ressarcimento de mensalidades

O Liberal
fonte

O Colégio Exato, localizado na avenida Nazaré, em Belém, surpreendeu pais, alunos e professores com um comunicado emitido nesta quarta-feira (10), informando o encerramento imediato das atividades escolares. Desde anteontem (9), segundo relatos de pais à reportagem de O Liberal, as aulas foram suspensas e uma reunião foi marcada para a quarta, na qual o proprietário da escola teria anunciado o fechamento sem apresentar justificativas e sem garantir ressarcimento de mensalidades e material escolar. Nesta quinta (11), um grupo de mais de 70 pais e responsáveis pretende fazer uma manifestação em frente ao colégio cobrando providências.

image O Colégio Exato, localizado na avenida Nazaré, em Belém, surpreendeu pais, alunos e professores com um comunicado, na quarta-feira (10), informando o encerramento imediato das atividades escolares (Divulgação)

 

“Estamos no mês de maio, é muito difícil conseguir fazer matrícula em escola nesse período. Não deram nenhum motivo sobre o fechamento da escola, vários pais pediram para segurar até o final do semestre, porém o proprietário estava irredutível. Questionei sobre o valor da mensalidade referente ao mês de maio e a diretora não me respondeu. Temos livros pagos no valor de R$ 800, que não serviram de nada e também não querem fazer a devolução do valor”, diz a produtora de eventos Aline Maroja, mãe de um aluno da educação infantil. 

A escola, segundo relato dos pais, não deu justificativa para o encerramento abrupto, mas, na semana passada, chamou atenção dos pais um anúncio de aluguel do prédio onde o colégio está sediado na avenida Nazaré, entre as travessas Rui Barbosa e Benjamin Constant. De acordo com a mãe de aluno, a situação do colégio nos últimos meses era de piora na estrutura e baixa de funcionários, cenário mostrado no Eu Repórter em setembro do ano passado. “Fomos lesados. Muitas crianças com condições de deficiências estão em situação ainda piores, pois não têm facilidade de serem aceitas nas escolas”, completa a produtora de eventos.

image A escola não deu justificativa para o encerramento abrupto, mas, na semana passada, chamou atenção dos pais um anúncio de aluguel do prédio onde o colégio está sediado na avenida Nazaré, entre as travessas Rui Barbosa e Benjamin Constant (Divulgação)

No comunicado interno enviado à reportagem, assinado pelo mantenedor Lúcio Marcelo Ferreira Santos, o colégio orienta pais e responsáveis a transferirem os filhos para outras escolas, inclusive oferecendo descontos na matrícula de outra unidade da rede Exato, localizada no bairro da Sacramenta. “O Exato Sacramenta e o Perpétuo Socorro são colégios do mesmo proprietário do Exato Nazaré, então os pais não têm interesse, primeiro porque lá não serão abertas novas turmas, as crianças serão apenas inseridas nas turmas que já tem lá e haverá superlotação”, explica o advogado Marcio Araujo, pai de duas alunas do Jardim I.

“O colégio Colibri, também recomendado no comunicado, eu procurei para colocar as minhas filhas, mas a unidade não tem vaga para receber alunos. Eles informaram que a gente só receberia se fosse pra abrir uma turma, ou seja, se todos os alunos saíssem do Exato de uma série e fosse pra essa escola. Já o Colégio Premium informou que até pode receber os alunos, mas com mensalidades muito superiores, com uma diferença de R$ 1 mil. Além disso, tem gastos com uniforme, materiais novos, gastos que já desembolsamos no exato”, completa o advogado.

Professores supostamente teriam sido demitidos por aplicativo de mensagens

Adrielle Marinho foi uma das professoras que relata ter sido surpreendida com uma mensagem de aplicativo, na quarta-feira (10), informando que “os professores não precisarão mais vir ao colégio. Todas as nossas atividades foram encerradas”, diz o recado na captura de tela do grupo de professores do WhatsApp. Os educadores também não foram informados do porquê da demissão em massa e fechamento de portas, apenas de que “a unidade não poderia continuar e nem pagar funcionários”. Grávida e desempregada, a professora do Jardim II reclama que seus direitos não foram garantidos e os salários estão atrasados: “Me prometeram carteira assinada e o salário mínimo, mas nada cumpriram”.

image Adrielle Marinho foi uma das professoras surpreendidas com uma mensagem de aplicativo, na quarta-feira (10), informando que “os professores não precisarão mais vir ao colégio. Todas as nossas atividades foram encerradas”, diz o recado na captura de tela do grupo de professores do WhatsApp (Divulgação)

Grupo vai entrar com ação no MP

Marcio Araujo informou à reportagem que o grupo de mais de 70 pais de alunos irá acionar o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) ainda na manhã desta quinta (11). O grupo ainda deve fazer uma manifestação em frente à escola cobrando respostas do mantenedor. “Também vamos ingressar com uma ação judicial pedindo ressarcimento pelos danos morais e materiais sofridos, principalmente o abalo que essas crianças sofrem. E essa mudança abrupta agora no meio do ano prejudica e muito o desenvolvimento dessas crianças, especialmente aquelas com autismo e síndrome de Down”, conclui.

O que a escola tem a dizer?

Mantenedor do colégio Exato, Marcelo Ferreira confirmou, à Redação Integrada, o fechamento da unidade localizada no bairro de Nazaré. Ele garantiu que os alunos vão ser remanejados para outros colégios e afirmou que nenhum professor foi demitido. Em entrevista na manhã desta quinta-feira (11), ele atribuiu o fechamento daquela unidade, que funcionava há seis anos na avenida Nazaré, ao alto custo de aluguel, ao fim de uma parceria com uma faculdade particular, que era a maior receita de aluguel, e aos 40% de inadimplência.

Segundo Marcelo Ferreira, o mantenedor da escola, a ideia era fechar o colégio em junho. “Foi feita uma reunião com os professores de que nós iríamos fechar em junho. Mas, por culpa de alguns pais que fizeram uma reunião inesperada aqui, ontem (quarta-feira), fizeram uma confusão e botaram no grupo dos professores para eles não virem hoje (quinta-feira) e os professores disseram que não viriam hoje”, disse. São 38 professores.

“E aí dessa forma a gente resolveu fechar de imediato”, afirmou. Nesta quinta-feira (11), começou a transferência dos 145 alunos para outras escolas, como a unidade Sacramenta e o Colégio Premium. “Só queria que ficasse bem destacado que nenhum professor foi demitido. Imagina por mensagem”, afirmou. “Eu sou mantenedor de outras unidades que e isso (falar em demissão de professor e por mensagem) também fica feio, achando que isso pode acontecer nas outras unidades. É fato isolado que aconteceu aqui. O custo elevado é dessa unidade, as outras estão todas normais”, garantiu.

Os professores também serão remanejados. A maioria dos professores também leciona nas outras unidades. Os professores só seriam transferidos daqui em junho. “Só que as coisas foram acontecendo e os ânimos foram se exaltando. Hoje estamos entregando as transferências eles estão indo pra eh sendo transferida para unidade da Sacramenta. Estão sendo transferidos para a escola Colibri Belém. Então sendo transferido para o Colégio Premium estão sendo transferidos para o Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Não haverá nenhum prejuízo para os alunos.

“Os colégios que nós estamos adotando para eles procurarem usam o mesmo material e mesmo método de ensino nosso daqui, para não ter prejuízo nenhum”, disse. Funcionava da educação infantil ao ensino médio, de 4 aos 17 anos. Oficialmente, vai fechar no final de junho.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM