Mosqueiro recebe a imagem peregrina de São Sebastião neste sábado (28)
O cortejo organizado pela pela Irmandade dos Devotos de São Sebastião, localizada no município de Cachoeira do Arari, começa às 7h, no mercado municipal da Vila

O distrito de Mosqueiro, em Belém, vai receber, pela primeira vez, neste sábado (28), a partir das 7h, a visita da imagem peregrina de São Sebastião, em programação organizada pela Irmandade dos Devotos de São Sebastião, localizada no município de Cachoeira do Arari, no Marajó.
Será a 18ª edição dessa peregrinação, que já foi realizada em outras localidades do Pará. A visita contará com cortejo que sairá a partir das 7h, do mercado municipal para a comunidade de São Sebastião, localizada na Praia Grande. Com participação dos fiéis, o evento será marcado por festividade, momentos de oração, além de visita aberta ao público.
Neste ano, a visita conta com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora do Ó e da Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital. Para Albertinho Leão, coordenador das peregrinações em Belém e nos distritos, esse é um momento muito esperado entre os fiéis.
“Quem é devoto de São Sebastião pode se preparar para fazer seus pedidos, agradecimentos ou simplesmente rezar pedindo a intercessão de São Sebastião por sua saúde, família, trabalho, enfim, cada pedido tem aspecto pessoal”, comentou Albertino.
A fé em São Sebastião
A veneração a São Sebastião é histórica e vem de uma tradição fortemente ligada à população da Ilha do Marajó, que enxerga no santo características de guerreiro. Ele é o padroeiro de Cachoeira do Arari. Anualmente, no mês de janeiro, a população realiza manifestações religiosas desde o século XVI. A dimensão da festa é enorme e reúne um grande número de pessoas.
Em Mosqueiro, a devoção se difundiu em meio a inúmeras preces entre os moradores da comunidade, que recebeu o nome do santo. Na comunidade da Praia Grande, a Paróquia Nossa Senhora do Ó mobiliza a construção de uma capela e um centro comunitário em louvor a São Sebastião.
De acordo com Fernando Feitosa, coordenador da programação do Círio de Nossa Senhora Ó e da comunidade de São Sebastião, o momento de fé une os devotos em meio às orações ao santo.
“É a primeira vez que Mosqueiro recebe a imagem de São Sebastião de Cachoeira do Arari, então, vamos unir as ilhas de Mosqueiro e de Marajó pela nossa fé”, frisou Fernando Feitosa.
A imagem chegou em Belém no dia 2 de maio, onde percorreu os bairros do Umarizal e Pedreira, além de visita à prefeitura. A imagem segue no município até o dia 5 de junho, Em seguida, retornará ao Marajó para outras programações até a festividade no dia 10 de janeiro de 2023.
(Gabriel Pires, estagiário sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA