CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Domingo é marcado por grande movimentação em praças e parques de Belém

“Está melhorando devagar, mas está”, diz vendedor da Praça da República

Redação Integrada
fonte

Praças e parques de Belém tiveram grande movimento, na manhã deste domingo (06), marcada por um céu limpo e ensolarado. O clima convidativo levou muitas famílias a saírem de casa para um passeio ao ar livre. O casal Patrícia Soares, de 28 anos, e Adam Barros, 33, escolheu a Praça da República para levar as filhas, Pérola, de 2, e Elis, de 1 ano. Os dois são cirurgiões dentistas e procuram manter programações como essa, com as crianças, aos finais de semana. “A gente faz esses passeios para tirá-las de casa, é importante para o desenvolvimento delas. Nós procuramos passeios ao ar livre, então a gente vem pra cá, pra Praça Batista Campos ou para a Pracinha do Horto”, comentou Patrícia.

image Muitos pais escolheram a Praça da República para levar as crianças a um passeio neste domingo (Igor Mota)

Ela conta que a família continua mantendo os cuidados necessários de prevenção à covid-19, e isso inclui o uso de máscara e o distanciamento social. “A gente tirou a máscara para tomar água de coco, mas nós usamos máscara o tempo todo e também evitamos aglomeração. Por isso, os passeios são ao ar livre”.

A Praça da República estava bastante movimentada na manhã deste domingo. Famílias se distribuíam no gramado enquanto crianças corriam e brincavam ao redor. A maioria das pessoas fazia uso de máscara, mas não era difícil encontrar quem acabava se descuidando e deixando o item de lado.

A área da Feira de Artesanato ficou cheia e em alguns pontos não havia controle do distanciamento, em razão grande fluxo de pessoas que circulavam pelo local.

image A maioria das pessoas procurou respeitar os cuidados necessários à prevenção da covid-19 (Igor Mota / O Liberal)

Segundo o vendedor de água de coco, Mario Roberto Costa, o movimento na Praça tem aumentado.  “Está melhorando, devagar mas está”, declarou. Mesmo assim, ele diz que ainda não conseguiu alcançar o volume de vendas de antes da pandemia. Nos últimos domingos, Mário Roberto tem vendido uma média de 60 cocos. Antes das restrições em razão do novo coronavírus ele chegava a vender 100. “A tendência, se Deus quiser, é ir melhorando”.

Outro lugar bastante procurado aos finais de semana, o Bosque Rodrigues Alves tem recebido um número alto de visitantes. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Pio Neto, mais de mil pessoas visitaram o espaço no último domingo (30) e a expectativa é que esse quantitativo fosse alcançado novamente, neste final de semana.

image Mais de mil pessoas visitaram o Bosque no último dia 30 e a expectativa é que esse quantitativo fosse alcançado novamente neste domingo (Igor Mota / O Liberal)

“O movimento está bem acima da expectativa”, disse Pio Neto. Segundo ele, em dias da semana, o fluxo de pessoas que visita o local chega proximo de 200. “O bosque hoje passa por obras de reforma, readequações e o cronograma de obras vai até dezembro. Estamos na metade do que foi projetado. Essa obra, mais até do que a saudade que a população estava sentindo de ter esse espaço de volta, foi a responsável por essa procura”, completou. 

Segunda-feira é dia de manutenção do Jardim Botânico, por isso, neste feriado, ele estará fechado.

Para receber os visitantes neste domingo, o Bosque contou com programação de educação ambiental, feita pelo professor de Geografia e gestor ambiental Aldemar Junior, que orienta adultos e, principalmente, crianças sobre os cuidados com o meio ambiente.

image Uma grande fila se formou na entrada do Bosque Rodrigues Alves para checagem dos protocolos de segurança (Igor Mota / O Liberal)

Uma fila se formou em frente à entrada do Bosque. Além da aferição da temperatura corporal na entrada, os protocolos de segurança incluem avisos espalhados por vários pontos, orientando para outros cuidados preventivos, como o distanciamento e o uso obrigatório de máscara.  

A estudante e vendedora Beatriz Ramos, de 18 anos, foi ao Bosque com o namorado, Augusto Jorge Cardoso, 20, e a sobrinha Sofia, de 4 anos. “Não costumamos fazer muito esse tipo de programação, porque a gente trabalha e eu moro longe (Distrito Industrial). Mas esse tempo eu estava pra cá e a gente resolveu fazer um passeio diferente e escolheu o Bosque. Está tudo tranquilo, estou achando ótimo”, disse ela.

image No portão de acesso ao Bosque, os visitantes tiveram a temperatura checada e também fizeram a higiene das mãos com álcool gel (Igor Mota / O Liberal)

Tainá Sanches, auxiliar de loja de 28 anos, e o marido, Junior Alves, motorista de 36 anos, também escolheram o Bosque para fazer um passeio com os filhos, Artur e Jhully, de 11 anos, e Murilo, de 5 anos. Todos faziam uso de máscara. “Faz um tempo que a gente não vem. Foi o primeiro passeio depois da pandemia. É um local tranquilo, bem familiar, as crianças gostam de ver a paisagem, os animais”, declarou Tainá.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM