CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Domingo de Ramos não terá procissões, anuncia Arquidiocese de Belém

Cerimônia do Lava-Pés e procissões também estão canceladas por conta da pandemia da covid-19

Redação integrada de O Liberal
fonte

A Arquidiocese de Belém confirmou a suspensão de procissões e de cerimônias tradicionais prevista para a chegada da Páscoa, devido às medidas de prevenção contra o coronavírus, e divulgou orientações específicas para a Semana Santa. As suspensões, justifica a Igreja, se dão porque a  Páscoa é o "coração" do ano litúrgico. "Não é uma festa como as outras. E, celebrada no arco de três dias, o Tríduo Pascal, precedida pela Quaresma e coroada pelo Pentecostes, não pode ser transferida", disse a Arquidiocese, em nota.

LEIA MAIS:
Ouça: entenda a importância da Semana Santa para os católicos
- Santa Sé orienta sobre celebração da Páscoa

A Arquidiocese de Belém, porém, orienta que o Domingo de Ramos seja celebrado com sobriedade e sem procissão. A medida vale também para outras celebrações, com "a necessária preparação para celebrar os ritos litúrgicos com simplicidade, concisão e piedade".

A Missa do Crisma, com a renovação dos compromissos dos presbíteros, será celebrada na segunda-feira santa, dia 6 de abril, às 9h, na Catedral da Sé, somente com a presença dos presbíteros. Serão dispensados os padres que fazem parte dos grupos de risco, confirmou a Arquidocese.

Todas as celebrações da Semana Santa, presididas pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, na Catedral, também vão seguir as normas emanadas pelas autoridades competentes e serão transmitidas pelos seus meios de comunicação (TV Nazaré, Rádio Nazaré e Portal Nazaré). 

image Cerimônia do Lava-Pés: riscos avaliados (Akira Onuma)

Sem Lava-Pés 


Na Quinta-feira Santa, a Arquidiocese vai deixar de fazer a cerimônia do Lava-Pés. No final da Missa na Ceia do Senhor, também "não será realizada a procissão, e que o Santíssimo Sacramento seja guardado no Sacrário".

A Arquidiocese também determinou que o beijo da Cruz, na Sexta-Feira Santa, seja substituído pela segunda maneira de praticar a fé: a adoração solene, como previsto no Missal Romano.

Procissões canceladas


Todas as procissões ficam canceladas na Semana Santa em todas as Paróquias da Arquidiocese. Não haverá o Sermão do Encontro na Praça das Mercês nem o Sermão do Descendimento da Cruz, realizado normalmente após a celebração da Morte do Senhor.

O Sermão das Sete Palavras nas Três Horas da Agonia será realizado na Capela do Colégio Santo Antônio apenas com a presença do Coral e do pregador, Cônego Vladian Silva Alves. "Os fiéis podem acompanhá-lo devotamente em suas casas, pela transmissão dos meios de comunicação da Arquidiocese", disse a autoridade religiosa de Belém.

image Procissões estão canceladas contra a covid-19 (Igor Mota)

Vigília Pascal sem procissão 

A Arquidiocese de Belém também determinou que a Vigília Passcal será celebrada "de forma reservada, apenas na Catedral, nas sedes das Paróquias e Áreas e no Carmelo Santa Teresinha". Para o início da Vigília, não haverá o acendimento do fogo. "Acende-se o círio e, omitindo a procissão, segue-se o precônio pascal”. Na Liturgia da Palavra, será reduzido o número de leituras ao essencial. Para a liturgia batismal, apenas se renovam as promessas batismais.

"As expressões de piedade popular e as procissões que enriquecem os dias da Semana Santa e do Tríduo Pascal poderão ser transferidas para outros dias convenientes, por exemplo, 14 e 15 de setembro, na Festa da Exaltação da Santa Cruz e a Memória de Nossa Senhora das Dores", declarou a Arquidiocese.

image Missas e outras programações mudam frente à pandemia (Akira Onuma)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM