Domingo de Ramos é marcado por celebrações em Belém

Basílica Santuário de Nazaré recebe capacidade máxima de fiéis na celebração da manhã

Emanuele Corrêa
fonte

Neste domingo (10), a comunidade cristã celebra o Domingo de Ramos - que antecede a Páscoa. Na celebração presidida pelo pároco Francisco Maria Cavalcante, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, os participantes acompanhavam com os ramos à espera da benção do símbolo.

O pároco de Nazaré, padre Francisco Maria Cavalcante, explicou que a celebração religiosa com a saudação dos católicos com ramos de folhas de palmeiras relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

image Pároco Francisco Maria Cavalcante fala sobre o Domingo de Ramos (Ivan Duarte / O Liberal)

 

 

O que significa o Domingo de Ramos?

"No Domingo de Ramos celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Iniciamos a Semana Santa, quando ele foi julgado, condenado, crucificado e depois ressuscitou. Para mim, é uma alegria muito grande, porque a comunidade é muito fervorosa. Quem participou da missa ou viu pela transmissão, pôde perceber o amor do povo de Deus", explicou o padre.

VEJA MAIS

image Confira a programação deste Domingo de Ramos nas paróquias
Fiéis participam de presencial eventos da Paixão de Cristo, após o o pique da pandemia da covid-19

image Domingo de Ramos dá início à Semana Santa: confira a programação nas paróquias de Ananindeua
Confira os horários das missas e das procissões de Ramos nas paróquias de Ananindeua neste domingo

"A páscoa significa passagem. Representa ressurreição. Vida. Ao vivenciar a páscoa somos convidados a ressuscitar com Cristo", completou o padre Francisco Maria Cavalcante, explicando o significado da páscoa.

Paulinelly Paiva é católico e casado com Verônica Paz. Juntos participam anualmente das celebrações da Semana Santa. Paiva diz que a família teve uma grande perda, da figura que era o maior exemplo de católico que tinham. Neste momento de passagem que o Domingo de Ramos representa, ele e a esposa desejam que a familia esteja nas graças de Deus. "Sobre pedir, nós pedimos pela família. A minha esposa teve uma grande perda, a mãe dela, que era muito religiosa e era nosso exemplo religioso. Pedimos pela família, estudo, trabalho, bem-aventuranças. Agradecemos pela vida e saúde. Agradecendo pelos outros, já recebemos as graças", disse Paiva.

image Paulinelly Paiva e Verônica Paz mantêm a tradição familiar (Ivan Duarte / O Liberal)

Verônica relembra os significados dos ramos que aprendeu com a mãe desde pequena e diz que eles ficarão guardados em casa até a próxima Quaresma, quando a família leva até a igreja para ser cremado e virar pó, para a missa de Quarta-Feira de Cinzas.

"Os ramos significam uma passagem muito importante. Somos religiosos. Eu, desde o nascimento, acompanho a minha mãe e a família dela. Vai se perpetuando e vamos cumprindo essa tradição. Na Semana Santa não deixamos de cumprir. Estamos quase todos os domingos na missa. Eles ficam guardados o ano inteiro. Até o ano que vem, levamos para a igreja. Ele será cremado e virará as cinzas da missa e dará início à Quaresma novamente", explicou.

Serviço - Missas de Ramos

Transmissão via Facebook e YouTube: às 16h, 18h e 20h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM