Diretoria do Círio divulga responsáveis pela confecção do manto de Nazaré em 2020

O arquiteto e desenhista Sandoval Ferreira e a estilista Káthia Novelino farão a mais icônica peça do Círio

Redação Integrada

O arquiteto e desenhista Sandoval Ferreira e a estilista Káthia Novelino serão os responsáveis pela confecção do manto de Nossa Senhora de Nazaré na edição deste ano da festa - mantida até o momento apesar da pandemia causada pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (26) pela Diretoria da Festa de Nazaré.

A apresentação da peça aos devotos está marcada para o dia 8 de outubro. O Círio está previsto para o dia 11 de outubro.

Sandoval foi convidado para desenhar o manto junto com sua esposa, Adriana Ferreira. “Nunca imaginamos que um dia faríamos o manto da Imagem Peregrina. Descrever, com palavras, a emoção que tivemos ao receber o convite, é uma tarefa muito difícil”, disse o desenhista.

“O manto não tem apenas a atribuição de cobrir a imagem da padroeira dos paraenses. Várias exigências precisam ser cumpridas, como a sua ornamentação, que precisa estar de acordo com o tema do círio de cada ano, assim como as cores, os adereços e os desenhos, que precisam passar uma mensagem ao público”, disse a diretoria, em nota divulgada à imprensa.

História - Um dos símbolos da procissão, a tradição do manto foi mantida desde que o caboclo Plácido encontrou a santinha às margens do igarapé Murucutu. Ao sair nas procissões, o manto da Virgem de Nazaré seguia um formato retangular e, nos anos seguintes, foi confeccionado pela Irmã Alexandra, da Congregação Filhas de Sant’Ana, que confeccionava os mantos com material doado por promesseiros, até sua morte em 1973.

 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM