Diretor faz tatuagem em horário de expediente dentro do Museu Casa Francisco Bolonha

Palacete é tombado como patrimônio histórico, artístico e cultural de Belém

Madson Sousa / Especial para O Liberal
fonte

Uma das joias arquitetônicas de Belém, o Museu Casa Francisco Bolonha, no bairro de Nazaré, foi usado pelo diretor de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Anderson Reis, durante o horário de expediente para realizar uma tatuagem. O servidor público foi filmado sem camisa junto do tatuador ocupando duas poltronas que é parte do acervo do palacete datado de 1905, tombado como patrimônio histórico, artístico e cultural da capital paraense e também é sede do órgão municipal. As cenas tornaram-se públicas nesta terça-feira, 21. 

O Museu Casa Francisco Bolonha é parte do complexo Memorial dos Povos, um dos equipamentos públicos mais belos da cidade. Antes de ser parte da estrutura da Prefeitura de Belém, foi a residência oficial do Engenheiro paraense Francisco Bolonha, que planejou e executou o projeto. Em estilo eclético, é possível encontrar no edifício, elementos neoclássicos, góticos e barrocos, sendo a cobertura feita à la masard, com telhas de ardósia. 

VEJA MAIS

image Belém decreta feriado municipal e teletrabalho durante a COP 30; veja os dias
Além do feriado municipal decretado, a Prefeitura de Belém determinou teletrabalho na administração direta e indireta e a segunda parte das férias escolares da rede municipal de ensino

O uso de um espaço tão importante para a história da capital paraense para fins pessoais durante o horário de trabalho por um funcionário público que deveria estar trabalhando pelo bem comum causou indignação nas redes sociais. Muitos questionaram a falta da separação do público e privado e como a atitude pode levantar dúvidas sobre os cuidados com itens de grande valor histórico. Após a repercussão negativa, Anderson Reis apagou as postagens das redes sociais e até o fechamento desta matéria não tinha se manifestado sobre o ocorrido.

Um museu tem como um dos seus objetivos servir à sociedade, sendo um local de pesquisa, mas sobretudo que conserva, interpreta e expõe patrimônio material e imaterial. Por definição, devem ser abertos ao público, acessível e inclusivo, promovendo diversidade e a sustentabilidade. Em nada se enquadra com as cenas expostas nas redes sociais onde o bem público era usado como cenário para imagem de autopromoção pessoal.

Em nota, a Prefeitura de Belém informou que o prefeito Igor Normando determinou a exoneração do servidor Anderson Reis. A decisão foi tomada após a constatação do uso indevido das dependências e do mobiliário do Museu Casa Francisco Bolonha para fins pessoais. A Prefeitura completou dizendo repudiar qualquer conduta incompatível com o serviço público. A exoneração será publicada na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 22 de outubro.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM