Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Dia do Sexo: saiba como garantir uma relação segura com o uso de preservativos

Como garantem os especialistas, em qualquer prática sexual pode haver o risco de se contrair Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e, por isso, a única maneira de se prevenir é utilizando proteção

O Liberal

Celebrado nesta terça-feira (6), o Dia do Sexo serve também para conscientizar a população acerca da importância do sexo seguro. Como garantem os especialistas, em qualquer prática sexual pode haver o risco de se contrair Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e, por isso, a única maneira de se prevenir é utilizando proteção. E a forma mais eficaz para se proteger é utilizando a camisinha,  como explica Socorro Silva, gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Belém.

"O uso da camisinha – masculina ou feminina – em todas as relações sexuais, seja oral, anal ou vaginal, é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, a exemplo do HIV/Aids e hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez. E a camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS)", destaca Socorro Silva.

A especialista ressalta que os dois tipos de preservativo mais comuns atualmente no mercado são o masculino e o feminino. O preservativo masculino consiste em um envoltório, geralmente feito de látex, utilizado no pênis durante o ato sexual. Já o preservativo feminino se assemelha a uma bolsa feita de poliuretano, com cerca de 15 centímetros de comprimento, que é colocada dentro da vagina e recebe o líquido expelido pelo homem, evitando o contato direto dos espermatozóides com o canal vaginal.

VEJA MAIS

Você sabe fazer amor?

Ex-coelhinhas da Playboy revelam detalhes da vida sexual com o fundador da revista erótica
No relato, modelos contam sobre abusos que viviam na mansão playboy e como faziam sexo em grupo

De acordo com o Ministério da Saúde, o sexo oral é a modalidade em que as pessoas menos costumam utilizar preservativos. Isso porque muitos consideram que o risco de contaminação seria menor, por se tratar de uma área não genital. No entanto, as ISTs podem, sim, ser transmitidas via sexo oral e, portanto, também se faz necessário o uso da camisinha durante sua prática.

Tanto a camisinha masculina quanto a feminina estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde da Atenção Primária (UBSs); no Centro de Testagem e Aconselhamento de Belém, localizado na travessa Rui Barbosa, 1059, no bairro do Reduto; ou ainda na Casa Dia, que fica na avenida Pedro Álvares Cabral, 3371, no bairro da Sacramenta.

Falta de sexo pode pode desencadear problemas de saúde, diz psiquiatra
Prática regular estimula liberação de hormônios que trazem sensação de prazer

Atriz pornô termina casamento devido marido não querer transar: 'Eu chorava'
Mia Malkova afirma que o ex-marido era inseguro e só a procurava para ter relações sexuais quando queria gravar os conteúdos para sites adultos

Está sem libido? Confira 6 dicas para aumentar o desejo sexual
Dicas simples como reduzir os níveis de estresse e entender o próprio corpo auxiliam na estimulação da libido; veja

Além do uso de preservativos – que é a mais eficaz – também há outras maneiras de prevenção a ISTs, que devem ser utilizadas em conjunto. Ações de diagnóstico e tratamento das ISTs são recomendadas, assim como a testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral, redução de danos, entre outros.

Em Belém, a testagem para ISTs pode ser realizada no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Belém, na Casa Dia e em unidades de saúde (UBSs) dos bairros da capital. "A Casa Dia é o centro de saúde municipal de referência para o tratamento do HIV/Aids e outras doenças infecciosas em Belém. Lá, as pessoas têm acesso a medicação, exames e acompanhamento médico, tudo de forma gratuita", conclui a gerente do CTA.

Palavras-chave

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM