Dia das Crianças: pais estimulam brincadeiras ao ar livre ao invés do uso de aparelhos eletrônicos 

Em Belém, moradores de um condomínio localizado no bairro do Marco estimulam que seus filhos saiam para brincar com os vizinhos e interagirem uns com os outros, fora do mundo virtual

Fabyo Cruz
fonte

Em tempos onde a tecnologia toma conta da sociedade, brincadeiras presenciais ainda garantem a diversão de crianças que não vivem apenas focando em celular e aparelhos eletrônicos. Em Belém, moradores de um condomínio localizado no bairro do Marco estimulam que seus filhos saiam para brincar com os vizinhos e interagirem uns com os outros, fora do mundo virtual.

As brincadeiras dos pequenos começam quando o calor do sol diminui no final da tarde, por volta das 17h. Cada um pega a sua bicicleta, patins, patinete ou skate e vai para a frente de suas casas, acompanhados por um ou mais responsáveis. Poucas horas depois, um trecho da rua do condomínio fica dominado pela criançada. A disputa para ver quem chega mais rápido é a preferida deles. Quem anda por ali, nesse horário, precisa ter cuidado, pois é comum ver a turminha passando com tudo, em seus veículos de brinquedo.

Lucas Vale, de 3 anos, e Lívia Vale, 6 anos, fazem parte da trupe. A mãe deles, Milena Miranda. 35 anos, diz que ela e seu marido, Amauri Vale, sempre foram muito ligados ao esporte, atividades ao livre e lúdicas, então isso fez com que eles fizessem questão de levar seus filhos para passear poucos meses depois de nascidos. Quando cresceram um pouco mais, foram logo estimulados a pedalar, correr e brincar com os colegas para desenvolver a socialização com outras crianças.  

“Nós acreditamos que o uso de aparelhos eletrônicos pode atrapalhar o desenvolvimento das crianças, principalmente a parte da socialização delas. Como sempre estimulamos eles a correr, brincar e pedalar, eles aprenderam rápido a falar, andar e pedalar sem rodinha. Percebemos que as crianças que não fazem essas atividades se desenvolvem mais lentas. Há crianças da idade deles que não sabem pedalar sem rodinha, por exemplo”, comentou Milena.    

 

A importância da brincadeira na infância

 

A psicóloga Thais Lobato explica que as crianças precisam brincar, pois trata-se de uma necessidade do desenvolvimento infantil cognitivo social e emocional delas. “Essa brincadeira é muito mais do que a gente vê. Ele precisa estar na rotina da criança diariamente. É através da brincadeira que as crianças trazem as expressões de personalidade, são as primeiras formas que têm de se expressar, vivenciar os primeiros conflitos. Isso faz parte do desenvolvimento infantil", afirmou a especialista.

De acordo com a profissional da psicologia, o problema de não brincar gera vários efeitos ao desenvolvimento. Ela conta que geralmente os pais querem que os filhos fiquem ocupados com compromissos como escola, cursos e outras atividades, que não deixam de ser importantes, mas não podem sobressair ao tempo da criatividade estimulada pelas brincadeiras. “Eles [crianças] acabam sendo mini executivos, isso cansa a criança, que acaba não tendo tempo de se mostrar quem ela é através das brincadeiras. Lá na frente, elas podem ser pessoas com dificuldade de socialização e criatividades”, ressaltou.

 

Programações do Dia das Crianças

 

- Parque do Utinga

Data: 12 de outubro de 2022

Horário: 7h30

Local: Acolhimento e estacionamento

 

- Bosque Rodrigues Alves

9h às 10h - Contação de histórias

9h às 12h - Teatro de fantoches, historinhas, meio ambiente, exposição de produtos sólidos e desenhos

9h às 12h - Momento com a Sesan

9h às 12h - Educação ambiental com a jibóia

9h às 12h - Oficina com material reaproveitado

9h às 12h - Histórico da arara azul Duda

9h às 11h - Trilhas monitoradas

9h às 12h - Exposição de crânios de animais silvestres

9h às 12h - Educação ambiental "Não alimente os macacos"

10h - Plantio de mudas.

 

- Horto Municipal

8h às 17h - Festival do sorvete

9h às 12h - Ecocinema e Ecofeira Infantil

9h às 12h - Pintando e colando com a natureza

10h às 11h - Contação de histórias sobre árvores

10h às 11h - Distribuição de mudas.

 

- Estação das Docas

Estação Criança 2022

Data: 12 de outubro (Quarta-feira)

Hora: 16h

Local: Armazém 3 - Estação das Docas

Av. Boulevard Castilhos França, S/N, Campina - Belém PA

Entrada franca

 

Usinas da Paz

Todas as programações são gratuitas e para participar é necessário se inscrever na recepção das Usinas da Paz.

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM