Devotos de Mosqueiro realizam Círio de Nossa Senhora do Ó neste domingo

Também serão realizadas procissões em homenagens a padroeiras em Santa Izabel do Pará, Colares e Cachoeira do Arari

João Thiago Dias

Devotos de Nossa Senhora do Ó, na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, realizam, neste domingo (08), a partir das 7h, a edição número 151 do Círio em homenagem à padroeira, com o tema “Com Maria, anunciamos Jesus na Amazônia Missionária”. De acordo com a organização da festividade, que destaca que programação cresce significativamente a cada ano, são aguardados cerca 30 mil participantes para a grande procissão.

As homenagens, que começaram desde o dia 10 de outubro, com a missa de envio da imagem na igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, na Vila, já contaram com celebrações religiosas e culturais, além de peregrinações, carreatas, romaria dos motociclistas, procissão fluvial e romaria dos ciclistas. Neste sábado (07), após missa das 18h30, será realizada a procissão da Trasladação. Ao todo, são 12 procissões. 

Neste domingo, às 7h, em frente à Capela do Sagrado Coração de Jesus, na praia do Chapéu Virado, terá celebração solene do Círio de Nossa Senhora do Ó, com presidência de bispo auxiliar de Belém e arcebispo eleito da Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman.

Após a missa, a procissão do Círio terá início até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó. Durante a chegada, também terá missa, presidida pelo Cônego Cristóvão Santos. A partir das 19h, terá celebração eucarística.

A festividade em honra à Nossa Senhora do Ó é realizada oficialmente de 7 a 18 de dezembro, com missa às 18h30, presidida por padres convidados e programação na cultural, com Círio Musical. De acordo com o coordenador do Círio, Fernando Fernandes Feitosa, o destaque fica para a curiosidade de muitos visitantes sobre a gestação representada na imagem da santa.

"O Círio em Mosqueiro vem aumentando anualmente. Como fica perto da capital, aparecem muitos visitantes. A imagem se encontra em estado de gravidez, já anunciando o nascimento de Jesus, para 25 de dezembro. O encerramento da festividade é 18 de dezembro, Dia de Nossa Senhora do Ó e a sete dias do nascimento de Jesus. Todo esse simbolismo atrai os curiosos, que buscam entender o motivo da gravidez", explicou Fernando. 

Outros Círios

Nos municípios de Santa Izabel do Pará, Colares e Cachoeira do Arari também terá procissões para padroeiras neste domingo. No distrito de Caraparu, em Santa Izabel, Região Metropolitana de Belém, as homenagens serão nas águas, na edição 101 do Círio Fluvial de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com o tema "Maria, exemplo de uma Igreja que se aproxima, escuta e ilumina". 

Às 5, terá alvorada e procissão fluvial até a localidade Cacau. Às 7h, terá o momento de acolhida e escuta da Palavra na capela do Cacau. Às 8h, o Círio Fluvial vai seguir até a Vila de Caraparu, onde deve chegar por volta das 10h. Em seguida, a imagem será conduzida em procissão pela principais ruas da vila. Às 11h, a programação do dia encerrará com missa. A festividade segue até 15 de dezembro. 

Em Colares, nordeste paraense, será a edição 266 do Círio de Nossa Senhora do Rosário, com o tema "Maria, abençoa a Igreja que se aproxima, escuta e ilumina". Às 7h30, terá missa na capela de Santo Antônio, com o padre Roberto Mesquita. Em seguida, a procissão vai sair em direção à igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Já em Cachoeira do Arari, no Marajó, será a edição 130 do Círio da Imaculada, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, com o tema "Maria, a Serva do Senhor e Rainha da Amazônia". Às 6h30, terá missa na comunidade Sagrada Família. Às 7h30, a procissão vai sair desta comunidade em direção à igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, onde também será celebrada uma missa. A festividade segue até 15 de dezembro. 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM