Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Como cuidar das plantas durante o período de muito calor? Confira algumas dicas

Ter um acervo de plantas, além de uma terapia, é uma forma de amenizar o clima do verão dentro da casa.

Laís Santana

Uma das características do verão amazônico é o calor intenso, bom para quem está nas praias e balneários, mas quase insuportável para quem fica nas cidades. Só na capital paraense, os termômetros chegaram a 33º, com sensação térmica de 34º, na tarde desta terça-feira (26). Com isso, os apreciadores da jardinagem e do cultivo de plantas em casa tem um grande desafio: driblar o clima mais quente para manter as plantas saudáveis.  

O agrônomo Daniel Santos, de 29 anos, herdou o amor pelo cultivo de plantas da própria família. Com o avô agricultor e a mãe adepta do cuidado aos vegetais, hoje ele possui uma coleção de vegetais e trabalha com plantas ornamentais.

Com uma experiência de pouco mais de cinco anos de cultivo de diferentes tipos de plantas, Daniel conhece bem os cuidados necessário para essa época do ano. "Nessa época do ano que é muito quente elas precisam de uma atenção redobrada, precisamos regar muito mais, às vezes eu até posto para os amigos e clientes que nesse período, principalmente quando a gente passa um tempo fora de casa, tem algumas coisas que a gente pode fazer pra manter as plantas saudáveis", afirma. 

A rotina de cuidados que Daniel tem com a coleção de plantas inclui agrupar todas as plantas juntas na intensa de formar um microambiente mais úmido, regar diariamente e deixar os vasos dentro de uma bacia com um pouco de água quando necessário. 

"Eu tenho algumas plantas que são um pouco mais caras, que realmente são da minha coleção, e eu agrupei elas todas em um espaço só, isso faz com que eu observe todas de uma vez e pra fazer a rega é muito mais rápido e prático, além de fazer com que a gente não esqueça de uma ou outra planta. Aqui em casa eu tenho muito esse cuidado de olhar, elas ficam em um caminho que eu sempre estou passando aí eu dou uma olhada, vejo se precisa trocar de vaso, fazer uma adubação, sempre de olho na rega porque está muito quente mesmo", explica o jovem.  

Diante de temperaturas mais altas, as plantas podem ser importantes aliadas, pois conseguem trazer a sensação de bem-estar para o cômodo da casa onde são colocadas e, dependendo do tamanho do vegetal, é possível ter mais conforto térmico já que são capazes de aumentar a umidade do ambiente e facilitam a circulação do ar. 

A engenheira agrônoma e paisagista Maura Jardins ressalta ser importante escolher a planta certa e mantê-la hidratada. "Utilizar uma planta de sobra em um local de sol nesse período que está muito maior a incidência solar dificulta completamente a manutenção. Acima de tudo, é importante irrigar em qualquer horário do dia", pontua. 

Irrigação é fundamental para manter plantas saudáveis (Sidney Oliveira / O Liberal)

Para manter a saúde das plantas em dia, é possível recorrer a alguns recursos. "Para jardins maiores existem sistemas de irrigação desde os mais simples, como algumas mangueiras microperfuradas que podem ser utilizadas somente nesse período de maior intensidade de calor, ou os sistemas de irrigação automatizado. Também é possível misturar fertilizantes em gel à terra, ele retem um pouco mais a umidade e permite que a pessoa fiquei mais tranquila quanto a irrigação. Outra opção são os adubos orgânicos como húmus de minhoca que retem mais água no solo", sugere Maura Jardins. 

A paisagista deixa mais uma dica para quem vai viajar e precisa deixar as plantas em casa nesse calorão: pegar uma garrafa pet, fazer um pequeno furo na tampa, colocar um pouco de algodão por dentro da tampa, encher a garrafa com água e virar a garrafa com a parte do furo para dentro do solo. "Ela vai, por osmose, hidratando o vaso. Isso funciona para viagens rápidas. Para viagens mais longas, o ideal é deixar uma pessoa de confiança para molhar as plantas. É uma tarefa que não tem mistério", acrescenta. 

 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM