Citando queda na criminalidade, governo quer reforçar policiamento

Governador deu início este sábado à Operação "Polícia Mais Forte"

Redação integrada de O Liberal
fonte

Desde o final da tarde de sábado (12), a Operação "Polícia mais Forte" está nas ruas da Região Metropolitana de Belém (RMB) para reforçar o policiamento com a utilização de 60 viaturas que eram empregadas em serviços administrativos da Polícia Militar. Presente à cerimônia do início da operação, o governador Helder Barbalho disse que a medida se insere no campo de várias outras ações de prevenção e combate à criminalidade por parte do Governo - que, conforme afirmou Helder, já constata "redução no crime na Grande Belém e cidades do interior".

No mesmo momento em que ocorria o lançamento da operação "Polícia mais Forte", na rua Belém, na área do Projeto Belém Porto Seguro, no final da avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Umarizal - com a presença do comandante geral da PM, coronel Dilson Júnior -, porém, um comerciante era assassinado a tiros no Guamá. Horas depois, a noite de sábado não foi menos sangrenta em Belém. Pelo menos duas execuções foram registrados, além de uma perseguição policial que acabou com dois PMs baleados e quatro bandidos mortos em troca de tiros, no bairro de Batisra Campos.

LEIA MAIS:
Pará é líder em policiais mortos e vítimas de ações policiais

Perseguição termina com quatro mortos, dois PMs baleados e quatro feridos em batida
Comerciante é executado no bairro do Guamá
- Lavador é assassinado por encapuzados em carro prata
- Jovem é executado no Guamá por dupla em moto vermelha


Ao se pronunciar, o governador Helder Barbalho destacou que, no segundo dia de governo, dia 2, a Operação Gênesis passou a ser desenvolvida, abrangendo 400 novos policiais para áreas com alto índice de violência na RMB e em cidades do interior do Estado. Como resultado, o governador afirmou que, no comparativo entre 1º e 10 de janeiro de 2018 e 1º a 10 de janeiro de 2019, houve redução de 38% em homicidios e 43% em roubos.

Helder Barbalho atribuiu os primeiros resultados positivos na área de segurança pública "à ampliação do efetivo nas ruas". "Nós tivemos um complemento de 400 policiais a mais desde o dia 2 de janeiro até o dia de hoje, e com um detalhe, eles não estão espalhados sem qualquer análise técnica, eles estão espalhados exatamente nos bairros e comunidades que estatisticamente trazem o maior índice de registro de violência", enfatizou.

"Belém carece de diversos equipamentos e serviços; seguramente, o povo de Belém, se for questionado daquilo que deseja para a cidade, a segurança pública é uma prioridade para todos nós que aqui vivemos, que aqui moramos. Eu estou certo que esta iniiciativa de ampliar em mais de 50% o efetivo da Polícia e equipamentos, como viaturas, para prover a sociedade de Belém e da Região Metropolitana estará contemplando e atendendo para aquilo que nós possamos ter uma cidade pacificada", afirmou o governador.

OPERAÇÃO

"Essa Operação 'Polícia Mais Forte' consiste na utilização de 60 viaturas administrativas que normalmente não eram utilizadas no policiamento e que nós estamos otiimizando, identificando o horário mais crítico de estatísticas de ocorrências criminais não só na capital mas em todo o Estado, das 17 as 23 horas. Nossas viaturas vão ficar sendo utilizadas para reforçar o policiamento que já existe na Região Metropolitana de Belém", afirmou o comandante Dilson Júnior. Serão empregados 180 homens, sendo três por viatura, além das que já estão no policiamento.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Wallame Machado, "essas viaturas impacto em aumento de 50% na quantidade de viaturas que rondam hoje a Região Metropolitana de Belém". "É um momento significativo; a população vai perceber nas ruas, nos pontos de ônibus, perto de shopping centers, perto do Centro Comercial, de que a quantidade de viaturas aumentou e sem gastar nada. Na verdade, só realocando viaturas que estavam em serviços administrativos para a atividade policial", complementou.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM