Círio 2023: Vigília de Adoração prepara devotos para as romarias

A jornada de orações será aberta nesta quarta-feira (4), às 7h, e termina às 6h30 de sexta (6), totalizando 48 horas de preces em honra à Virgem de Nazaré

Eduardo Rocha
fonte

Um dos momentos que traduzem a devoção dos paraenses pela Virgem de Nazaré e que antecede a largada oficial para as romarias e outras homenagens oficiais à padroeira da Amazônia começa às 7 horas desta quarta-feira (4) e termina na sexta (6), às 6h30, na Capela Bom Pastor, do Centro Social de Nazaré. Trata-se da Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento, uma jornada devocional de 48 horas em intercessão pelo Círio 2023. Mais de 190 instituições, entre paróquias, pastorais, comunidades e escolas católicas, se revezarão na capela, a partir da missa de abertura a ser presidida por dom Paulo Andreolli, bispo auxiliar de Belém, em programação organizada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).

VEJA MAIS

image Traslado dos Carros ocorre nesta quarta (4): procissão é a primeira das 14 romarias do Círio
Durante o dia, no horário das 7h até 17h, os carros serão colocados em exposição em frente à Basílica Santuário

image Círio 2023: romarias na Grande Belém ocorrerão sob forte calor e sem previsão de chuvas
A previsão do Inmet é de que na sexta (6), sábado (7) e domingo (8) a temperatura possa chegar até 37°C, sem perspectiva de chuva na capital

image Círio 2023: PRF estima aumento de até 40% do público nas romarias de sexta e sábado
Em coletiva à imprensa, nesta terça-feira, a instituição detalhou a Operação Círio 2023, que contará com 110 policiais e 62 viaturas da PRF

Este ano, 62 casais foram convidados pelo casal coordenador escolhido pela Diretoria da Festa - Aldo Reis Rodrigues e Jocilene Fonseca Rodrigues - para o acolhimento e organização da Adoração. A Diretoria da Festa de Nazaré emite um documento de constituição de uma Comissão Especial exclusiva para a finalidade de organizar a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Preparação espiritual

A programação é um dos momentos de preparação espiritual para o Círio. A primeira edição teve 24h de duração e, a partir do ano seguinte, 48h. 

A cada duas horas um grupo dos movimentos participantes se reúne em adoração e louvor ao Santíssimo Sacramento, garantindo que a vigília seja ininterrupta. A Adoração só será encerrada às 6h30 da sexta-feira (6), com missa a ser presidida pelo padre Francisco Assis, presidente da DFN e reitor da Basílica Santuário.

Aldo e Jocilene Rodrigues são oriundos da Paróquia São José de Queluz. Ele participa da Guarda de Nazaré desde 2014. “Este convite foi um desafio pessoal para nós, pois é uma missão grandiosa, com o envolvimento de muitas paróquias. Mas está nos trazendo uma satisfação enorme e foi uma surpresa que vai nos tornar melhores. Costumamos dizer que a Vigília é o coração pulsante do Círio, pois pedimos intercessão ao Senhor para a festa ser tranquila”, conta Aldo.

Em prece

A Vigília de Adoração foi realizada pela primeira vez em 2001, coordenada pelo casal Ubirajara e Maria Helena Salgado, com a participação dos casais José de Ribamar e Celízia Gonçalves, Heleno e Suely Teixeira. Essa primeira edição teve duração de 24 horas, com abertura às 13h30 do dia 11 de outubro, pelo então arcebispo de Belém, Dom Vicente Zico, e término no dia 12. 

A partir de 2002, a Vigília passou a ser feita ao longo de 48 horas de Adoração, com término antes da saída do Traslado para Ananindeua.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM