Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Círio 2022 terá participação maciça de fiéis, diz bispo auxiliar

Dom Antônio nota entusiasmo das pessoas na preparação à Grande Romaria de 9 de outubro

Eduardo Rocha

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a transcorrer em 9 de outubro próximo, dois anos após o pico da pandemia da covid-19, vai ter a participação ativa de muitos fiéis que se mostram entusiasmados com a possibilidade de novamente tomar parte naquela que é considerada a festa maior dos paraenses. Essa é a expectativa do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro, externada nesta quarta-feira (21), na Cúria Metropolitana de Belém.

"Eu creio que o Círio deste ano de 2022 será um Círio muito bem participado, com uma grande afluência de fiéis, porque nos dois últimos dois anos não foi possível realizar o Círio (de forma presencial), e pelo que nós estamos percebendo o povo está com um grande desejo de elevar os olhos, a mente e o coração para os céus e agradecer a Deus pela saúde, pelo vencimento da pandemia e por tantas outras graças alcançadas, além de manifestar a própria sensibilidade da própria religião, da própria fé, da admiração por Nossa Senhora", destacou dom Antônio.

O bispo disse observar um clima de festa entre as pessoas em Belém. "Há um entusiasmo muito grande, isso a gente percebe, por exemplo, na pergunta da pessoas. A grande pergunta é: Vai ter Círio? E essa pergunta já está ecoando há muito tempo, o povo está querendo saber se vai haver ou se não vai haver. Vai haver, e nós estaremos juntos", afirmou.

Dom Antônio lembrou que presidiu a celebração do evento de formação de coordenadores de 
encontros de peregrinação, e o local estava lotado. "Então, eu creio que todos os eventos que compõem o Grande Círio vão estar realmente lotados; as romarias, as procissões, a Procissão Fluvial, a Trasladação, o Círio e também as várias celebrações que compõem o Grande Círio de Nossa Senhora de Nazaré", disse. 

Bem-aventurada

Para o bispo auxiliar de Belém, "o Círio é a maior manifestação de carinho, de afeto do povo católico para com Nossa Senhora". "O Círio é a realização da profecia: "Todos me chamarão Bem-aventurada". 

Ao se reportar aos fiéis, dom Antônio ressaltou que o Círio 2022 tem como tema "Maria, Mãe e Mestra", com o qual a Igreja Católica pede à sociedade a reflexão sobrea  inseparabilidade entre maternidade e educação. "A Igreja está muito preocupada com o mundo e quer renovar o mundo a partir da educação, mas uma educação materna, uma educação paterna, uma educação ética, uma educação humanista, uma educação profundamente afetiva, e onde há essa inseparabilidade entre maternidade, paternidade e educação, aí nós temos um progresso verdadeiramente humano, capaz de preservar a dignidade da pessoa". "Um bom Círio a todos, que possamos renovar essse desejo de promover um mundo mais justo, mais fraterno, mais humano", concluiu.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM