Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Círio 2022: Prefeitura de Belém e Diretoria de Festa planejam ações para a festividade deste ano

Demandas relacionadas à iluminação e calçamento das ruas foram apresentadas nesta quarta-feira (3), em uma reunião entre representantes de Seurb e da DFN

Gabriel Pires

Após 2 anos sem a realização da procissão do Círio nas ruas de Belém, os preparativos para a festividade deste ano de 2022 já começaram a ser alinhados. Dentre os pontos no planejamento para a festividade religiosa estão: o calçamento do projeto da procissão, o projeto de iluminação no percurso da Trasladação, além da iluminação decorativa que fará parte das comemorações.

As demandas foram apresentadas nesta quarta-feira (3), em uma reunião entre o secretário municipal de urbanismo, Deivison Alves, além do diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Félix Negrão, juntamente com representantes da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). 

Neste ano, a iluminação temática irá contemplar o trajeto da grande romaria e da trasladação e alguns pontos turísticos de Belém, como a avenida Visconde de Souza Franco e a Orla de Icoaraci. E, também, a chegada em Belém, tanto pela via terrestre na rodovia BR-316, quanto por via aérea no aeroporto de Val-de-Cans.

Projeto de iluminação

O secretário de Urbanismo, Deivison Alves, contou que é uma grande satisfação contribuir para o clima festivo e religioso, que toma conta da cidade em outubro. A ação leva mais beleza, inovações, cores e luzes para as ruas da cidade. Segundo ele, novidades estão sendo preparadas. "A iluminação temática do Círio é uma das épocas mais esperadas do ano. Tanto a população quanto os turistas esperam ansiosos por este momento. O que podemos adiantar é que todos vão se surpreender”, disse Deivison.

O coordenador da diretoria da Festa de Nazaré, Antônio Salame, frisou que a reunião foi essencial para planejar como será a organização para este ano. Salame ainda comentou que a reunião foi um momento importante para reforçar a parceria da prefeitura com a DFN.

"Onde antes era colocada somente na avenida Nazaré e Avenida Presidente Vargas, agora vai avançar pela Boulevard Castilho França até a Catedral e depois nos locais tradicionais. Tenho certeza que toda a população vai ficar feliz com essa nova decoração”, contou Antônio Salame, coordenador da DFN.

O diretor ainda comentou que foram alinhados diversos pontos para que tudo saia como o planejado durante o período das procissões. O reforço de iluminação será uma das principais medidas para evitar escuridão e garantir o máximo de segurança para todos os romeiros. Também foi apresentado um pequeno projeto do que será a iluminação decorativa deste ano.

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão de João Thiago Dias, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Palavras-chave

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM