Círio 2022: "Descida do Glória" é realizada na Basílica Santuário de Nazaré; vídeo

Esse é um dos momentos mais esperados e emocionantes do Círio

O Liberal
fonte

A quadra nazarena possui momentos simbólicos para os católicos devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Um deles é a descida do Glória, que ocorreu neste sábado, 8, na Basílica Santuário e marcou o reencontro dos devotos, após dois anos de restrições devido a Pandemia de Covid-19 e que esperavam a descida da imagem original da padroeira da Amazônia. A cerimônia, conduzida pelo do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, iniciou às 12h e por volta de 12h30 a Santa havia sido colocada na redoma de vidro, em frente ao altar-mor.

Os devotos esperavam ansiosos pela descida da imagem. Cláudio Acatauassú, integrante da Diretoria da Festa de Nazaré, entregou nas mãos de D. Alberto, a imagem, que antes de ser posicionada no altar-mor, foi apresentada aos fiéis emocionados.

Antônio Salame, diretor coordenador do Círio 2022 celebrou a data e, visivelmente emocionado, destacou a progressão do Círio ao longo da pandemia. "Depois de 2 anos de pandemia, realizando esse momento, a igreja está lotada. Tá difícil de expressar, né? Toda aquela emoção que a gente tem no início do ano, a gente não tinha nenhuma perspectiva disso. 2020 a igreja praticamente fechada, só alguns diretores, a gente se sentia até constrangido de estar aqui dentro e o povo do lado de fora. 2021 um um pouquinho de preenchimento, restrito, muita dificuldade da gente ter que colocar o povo nas ruas. Por isso que a imagem foi até lá fora. 2022, do jeito que está hoje, a gente sabe que é impossível levá-la e colocar em risco a população, a própria da imagem", arguiu.

O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, participou da missa de descida da imagem original do Glória acompanhado da primeira-dama, Daniela Barbalho. Para ele, este Círio é simbólico, pois marca o reencontro das famílias, Círio de retomada, após a melhora do cenário epidemiológico, possibilitado pela vacina. "Gratidão à Nossa Senhora de Nazaré e muita felicidade de poder ver as ruas de Belém, igrejas, procissões cheio de gente, agradecendo a Maria pelas graças alcançadas. Que ela continue derramando bênçãos em todos os lares paraenses e possamos ter um Círio maravilhoso, de reencontro, fé, empatia, de amor ao próximo", disse.

"A vacina, proteção, a valorização da ciência, permitiu que todos nós pudéssemos nos proteger e permitir que nós pudéssemos hoje, imunizados, protegidos, sem precisar usar máscara, voltando ao toque social, voltando ao convívio das famílias. Agradeço a Nossa Senhora de Nazaré por nos permitir esse momento e que esse seja o maior Círio de todos, festejando a volta do povo de Deus, devotos de Maria, às ruas de Belém", complementou.

O técnico de informática, Emanuelle Silva, 33 anos, chegou momentos após a descida da imagem e acompanhou a cerimônia pelo telão instalado ao lado de fora da basílica. Emocionado, carregando uma berlinda com uma miniatura de Nossa Senhora, compartilhou que recuperou sua saúde e há três anos agradece a santinha. "Eu me peguei com ela, antes da minha cirurgia que era de risco. Fiquei 5h na sala de cirurgia. Os outros na pandemia eu acompanhei na frente dos hospitais, helicóptero passando.. Eu não tenho nem explicação pra minha fé nesse momento. A minha mensagem é que as pessoas tenham mais amor e saibam perdoar", destacou.

Já o empresário Fábio Paiva, 42 anos, acompanhado da esposa saiu às 6h da manhã de Marituba e chegou ao 12h para ver a descida da imagem do Glória. Ao final do rito, continuaram na igreja para agradecer à Nossa Senhora. "A gente vem há 12 anos nessa caminhada de Marituba. Em dois anos sentimos a diferença. Todos os anos temos um propósito, agradecer. E depois da Pandemia ficou mais emocionante. Muitas pessoas não estão mais entre nós. É um momento de reencontro. Esse é o momento de fortalecimento da fé. Prepara a gente para a transladação, para o Círio. Sempre acreditar e ter fé que se renova a cada Círio", comentou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM