CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2022: Ciclorromaria deve reunir 10 mil ciclistas neste sábado; veja o percurso

Essa romaria envolve praticantes de diversas religiões, diz coordenador de grupo de bike

Dilson Pimentel

Dez mil ciclistas deverão participar, neste sábado (15), da Ciclorromaria do Círio 2022. O percurso terá 14 quilômetros de distância e sairá da praça Santuário, em frente à Basílica Santuário de Nazaré, a partir das 8 horas. Durante essa romaria, muitos ciclistas enfeitam suas bicicletas para participar do cortejo em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. A previsão de conclusão da procissão é de aproximadamente duas horas.

VEJA MAIS

image Círio 2022: como fica o trânsito durante a Ciclorromaria e a Romaria da Juventude
Confira o trajeto das procissões e os pontos de apoio e bloqueio de ruas para garantia da segurança dos devotos nas procissões deste sábado (15)

image Ciclorromaria deve atrair 10 mil pessoas neste sábado
Premiações serão ampliadas para incluir o grupo com mais representante

image Comunidade de Fátima promove ciclorromaria alusiva às festividades da santa
Desde o dia 1º deste mês, a comunidade realizada um arraial que seguirá até o dia 15 de maio

“A Ciclorromaria envolve diversos tipos de religião, não somente a católica. Nós temos amigos que são evangélicos que participam, prestigiando o evento”, disse, na manhã desta sexta-feira (14), o empresário Arnaldo Vilar, de 58 anos.

Ele coordena a União dos Coordenadores de Bike do Pará (UCBPA), grupo criado em 20 de setembro de 2019 e que conta com 100 integrantes, entre coordenadores e membros convidados.

Passeio ciclístico é benéfico para a saúde, diz ciclista

O grupo conta com diversas lideranças de coordenadores em todo o Pará. “Nosso grupo é específico para liderança de grupo. Nós temos o objetivo de orientação, de gestão, de sustentabilidade, de aplicação das leis de trânsito, de educação de trânsito. Nós orientamos as lideranças de grupos. E temos, no nosso, grupo vários convidados, que são dos órgãos de segurança viário”, contou Arnaldo.

image “A Ciclorromaria envolve diversos tipos de religião, não somente a católica. Nós temos amigos que são evangélicos que participam, prestigiando o evento”, disse o empresário Arnaldo Vilar, de 58 anos (Márcio Nagano/O Liberal)

Esses órgãos de segurança são do município, do estado e da União, que repassam orientações aos participantes da UCBPA. Arnaldo participou da Ciclorromaria pela primeira vez em 2019, quando esse evento ocorreu pela última vez, já que, no ano seguinte, começou a pandemia de covid-19.

Romaria conta com participação de adultos, jovens e crianças

“Aquele ano foi excelente em termos de público: participação de famílias, diversos tipos de ciclistas e de trabalhadores. Enfim, envolveu uma quantidade imensa de ciclistas”, disse Arnaldo Vilar.

A expectativa de Arnaldo é que, neste sábado, a romaria conte com um público muito grande. “Este ano a expectativa é de dez mil ciclistas, com o percurso urbano em torno de 14 km”, afirmou. Ele afirmou que a romaria se torna “grandiosa” por ser aberta ao público e ter a participação de adultos, jovens e crianças. Além de ser o momento de prestar homenagens à padroeira dos paraenses, Arnaldo disse que o passeio ciclístico é benéfico para a saúde e para a sociedade.

Bicicleta faz parte da mobilidade urbana

“A bicicleta não é mais aquele instrumento que a criança ganhava antigamente. Hoje ela faz parte da mobilidade urbana”, disse. E, segundo Vilar, o poder público está ciente dessa realidade. Por isso ser importante que sejam construídas mais ciclovias e ciclofaixas.

“A gente pede esse apoio para que, realmente, todos estejam cientes dessa necessidade da mobilidade urbana”, afirmou. Ao final da romaria, serão dados três prêmios - para os ciclistas das duas bicicletas mais criativas em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré e, também, para o maior grupo de pedal durante a romaria.

A Ciclorromaria foi criada depois do pedido da Federação dos Ciclistas do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci, em 2004.

Percurso da Ciclorromaria

  • Praça Santuário,
  • avenida Nazaré,
  • avenida José Bonifácio,
  • avenida José Malcher,
  • travessa 9 de Janeiro,
  • travessa Antônio Barreto,
  • Doca, Domingos Marreiros,
  • avenida Alcindo Cacela,
  • avenida José Malcher,
  • travessa Dr. Moraes,
  • avenida Braz de Aguiar,
  • avenida Serzedelo Corrêa,
  • avenida Gentil Bittencourt,
  • travessa 3 de Maio,
  • avenida Conselheiro Furtado,
  • avenida Generalíssimo Deodoro,
  • rua dos Caripunas,
  • travessa Quintino Bocaiúva,
  • retorno naavenida Nazaré, rumo à Praça Santuário.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM