Cabos pendurados em postes representam riscos para moradores no bairro da Marambaia

Ao longo da avenida Rodolfo Chermont, na Marambaia, os moradores precisam andar desviando dos cabos e fios soltos pelas calçadas

Mariana Azevedo

Ao longo da avenida Rodolfo Chermont, no bairro da Marambaia, em Belém, há vários cabos e fios soltos nos postes. A situação vem trazendo incômodo para os moradores e para frequentadores da feira existente no local. O problema se repete em outros bairros e não se trata de uma questão apenas estética. Há riscos de acidentes envolvendo ou não eletricidade.

No trecho onde fica a feira, as pessoas precisam andar desviando dos cabos. Por conta disso, acidentes são comuns na área. O feirante Elson Correa trabalha há 40 anos no local e já viu vários acidentes aconteceram por conta dos cabos soltos. "Um dia desses, eu estava aqui trabalhando e caiu um fio na minha cabeça. Há dois dias, uma senhora estava andando de bicicleta e não viu que os fios que estavam no chão enrolaram na bicicleta dela e acabou caindo e machucando o rosto", contou indignado. 

A dona de casa Antônia Damasceno, de 68 anos, costuma ir diariamente à feira e diz que há meses os moradores vêm enfrentando essa situação. "Esses fios são muito perigosos aqui no chão, tem que tirar isso daqui. Qualquer pessoa pode cair, criança, idoso", comentou. "Eu acho que deveriam tomar uma atitude com relação a isso, é perigoso e ninguém aqui está satisfeito com essa situação", completou o morador Edilsom Sousa, que vive no bairro há 30 anos.

image Além dos riscos de acidentes, os cabos pendurados geram um incômodo pela poluição visual (Ivan Duarte / O Liberal)

De acordo com o engenheiro eletricista Marcelo Folha, os postes existentes nas calçadas de Belém são da concessionária Equatorial Energia. Essas redes ficam penduradas e amarradas por um cabo de aço que corre entre os postes, gerando tração para sustentação do peso da carga dos cabos.

"Com o passar dos anos, as redes telefônicas ficaram antigas. Aí foram entrando no mercado a telefonia celular, internet, fibra ótica, onde a tecnologia de transporte de sinais mudou, ficando hoje uma verdadeira poluição visual. O sobrepeso desses cabos fez com que os cabos de tração cedessem, criando um seio muito grande, deixando as ruas com uma poluição visual desagradável. O poder público deveria chamar a concessionária e depois as operadoras, dando um prazo para que tudo seja arrumado", explicou o engenheiro eletricista.

image Há riscos de acidentes elétricos com cabos soltos e fios pendurados. Além disso, podem provocar quedas e atrapalhar a locomoção de pessoas idosas, com deficiência ou mobilidade reduzida (Ivan Duarte / O Liberal)

Os cabos soltos representam perigo?

Marcelo Folha ressalta que existe um grande risco relacionado a esses cabos e fios espalhados pelas calçadas, como por exemplo, o rompimento do cabo de aço. "Existem vários casos em que as redes de telefonia ficam junto à rede elétrica, principalmente nas derivações para as residências e pontos comerciais, situação que qualquer vazamento por rompimento de cabo elétrico de fase pode ocorrer a descarga de energia para as redes telefônicas, fibra ótica e internet", concluiu. 

image Na Marambaia, os cabos passam bem perto da cabeça das pessoas (Ivan Duarte / O Liberal)

O que dizem a Equatorial e a Prefeitura de Belém

Por nota, a Equatorial informou que "...a fiação mostrada na matéria pertence ao serviço de telefonia, sendo a responsabilidade de manutenção da operadora do serviço. A concessionária disse ainda que, mesmo não sendo dever da distribuidora realizar a manutenção, enviará uma equipe ao local para saber qual a operadora responsável pela fiação e a notificará para que os reparos sejam realizados".

Também por nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo de Belém (Seurb) informou que "...a rede de cabos de comunicação não é de responsabilidade da Prefeitura de Belém, e sim das próprias empresas de  telecomunicação e de TV a cabo".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM