Bolo de 20 metros marca aniversário de Belém no Ver-o-Peso

Tradicional parabéns somou centenas de participantes esta manhã

Ana Carolina Matos

Feito com recheio de goiabada, mousse de maracujá, doce de leite e baunilha, com cobertura de glacê mesclado com chocolate, frutas cristalizadas e naturais e vinho do porto, um bolo de 20 metros para celebrar os 404 anos de Belém marcou às 10 horas deste domingo (12), na feira do Ver-o-Peso, o ponto alto da programação de aniversário da capital.

A tradicional distribuição do bolo, após se cantar os parabéns, com participação disputada de feirantes, da população em geral e de autoridades, faz parte da programação gratuita oficial da Companhia de Turismo de Belém (Belemtur) e Prefeitura de Belém.

A festa é feita em parceria com a panificadora Versailles e dos moinhos de trigo Ocrim e Cruzeiro do Sul, que produzem as farinhas de trigo Mirella e Rosa Branca. A produção do bolo gigante levou várias horas: ele começou a ser preparado ainda na tarde der sexta-feira (10).

Antes... e depois: disputa por pedaços foi rápida (Oswaldo Forte / O Liberal)

Espera começou ainda na madrugada 


Centenas de pessoas compareceram ao Ver-o-Peso nesta manhã nublada. E a espera pelo bolo começou cedo. As amigas Ivanilza Barbosa, pedagoga de 54 anos, e Gisele Mera, assistente social de 37 anos, chegaram às 6h30 ao bairro da Cidade Velha para participar das programações em celebração aos 404 anos de Belém.

Umas das primeiras na fila do tradicional bolo de aniversário da cidade, a dupla garante que a espera valeu a pena. "Tá muito gostoso. Pense num bolo bom. Quer provar um pedaço?", brincou Ivanilza. "Nós chegamos vem cedo mas não foi só pelo bolo, mas pra prestigiar a cidade que a gente tem que cuidar. Não adianta o prefeito limpar e as pessoas sujarem, acho que tem que ter consciência".

"Tá muito gostoso. Pense num bolo bom. Quer provar um pedaço?", brincou Ivanilza, umas das primeiras na fila do tradicional bolo de aniversário da cidade. "Nós chegamos vem cedo mas não foi só pelo bolo, mas pra prestigiar a cidade que a gente tem que cuidar. Não adianta o prefeito limpar e as pessoas sujarem, acho que tem que ter consciência"

No auge dos quase 64 anos, Regina Coelho não se intimidou ao entrar no meio da fila para conseguir um pedaço de bolo, que dentro de uma sacola plástica veio como um grande prêmio nas mãos da idosa. "Hoje vim eu e Deus, mas sempre venho pegar o bolo", comenta, aos risos, a aposentada que participa do grupo de idosos da Basílica.

Prefeito e presidente da Câmara foram ao Ver-o-Peso (Oswaldo Forte / O Liberal)


Confira a programação completa do aniversário de Belém:

- 8h - Missa em Ação de Graças, na igreja da Sé (Catedral)
- 9h30 - Abraço de Gratidão e Oração pelos 404 anos, promovido pela Assembleia de Deus, no entorno do palácio Antônio Lemos, no bairro da Cidade Velha
- 8h às 13h - Prefeitura no Ver-o-Peso (prestação de serviços)
- 10h - Parabéns a Belém, com bolo de aniversário, em tenda armada na feira do Ver-o-Peso
- 11h - Visita de inspeção final das obras concluídas do Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira (Pronto Socorro do Guamá)
- 15h30 - Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento Senador João Menezes (UPA João Menezes), localizada na rua Maravalho Belo, s/n (ao lado da caixa d’água da Cosanpa), no bairro da Marambaia
- 17h30 - Culto Evangélico na Igreja Central Assembleia de Deus (travessa 14 de Março, esquina com avenida Governador José Malcher)
- 19h - Solenidade de Imposição da Medalha do Mérito Francisco Caldeira de Castelo Branco a diversas personalidades, no salão de eventos do hotel Sagres, no bairro de São Brás
- 19h à 1h de segunda-feira - apresentações de grupos musicais, no Portal da Amazônia, com entrada gratuita    

População lotou a feira e cantou os parabéns (Oswaldo Forte / O Liberal)
Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM