CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Biometria facial começa a valer nesta segunda-feira nos ônibus em Belém

O sistema será implantado gradativamente e os usuários não precisam fazer novo cadastro

Redação Integrada

Os ônibus que circulam na Região Metropolitana de Belém (RMB) agora vão passar a contar com um sistema de biometria facial. A novidade, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), deve trazer mais segurança, além de evitar o uso indevido dos cartões de gratuidade e meia-passagem dos estudantes. As câmeras começaram a ser instaladas nesta segunda-feira (14), e 25% da frota de ônibus de Belém já conta com os dispositivos. As instalações devem ser concluídas até o final de dezembro.

A ação tem o objetivo de coibir o uso indevido das gratuidades e meias-passagens pelos usuários dos coletivos. De acordo com o diretor de operações da Setransbel, Natanael Romero, atualmente, a utilização desses benefícios compreende 25% da totalidade de usuários de ônibus em Belém. "O uso indevido tem subido bastante. Isso prejudica a todos os passageiros, não só aquele que perde seu cartão ou que o tem utilizado por outra pessoa".

Não será necessário fazer um novo cadastro para a utilização do serviço. As câmeras, equipadas com sistema automatizado de reconhecimento facial, serão instaladas acima do validador digital. O software fará a comparação dos traços faciais do usuário com a foto que consta no sistema. Caso as imagens sejam equivalentes, a foto será descartada e o usuário será liberado normalmente.

Já em casos de comprovação de irregularidade, o usuário passará por alguns procedimentos legais: no primeiro momento, ele será orientado a comparecer no posto de atendimento do Passe Fácil, das 8h às 16h, no Mercado de São Brás, para a assinatura de um termo digital, munido do cartão, documento de identidade com foto e CPF.

image Posto no Mercado São Brás (Divulgação)

Caso o ato aconteça pela segunda vez, o usuário deverá pagar uma multa no valor de 36 reais para a retirada do novo documento, e além disso o cartão será suspenso por 60 dias. Em um terceiro momento de uso indevido, haverá o cancelamento do cartão, que só poderá ser revisto depois do prazo de 180 dias pelo órgão gestor.

Muitos usuários de coletivos se mostraram instatisfeitos com a novidade. "É mais uma maneira de tirar dinheiro das pessoas e aumentar o lucro das empresas de ônibus", opinou a estudante Vitória Sousa.

"Acho que esse gasto que eles vão ter pra instalar essas câmeras não deveria ser uma prioridade no momento. Primeiro, eles deveriam dar uma estrutura digna pra esses coletivos, que vivem sujos, quebrados, e até com ratos e baratas passando pelos bancos", reclamou a servidora pública Nazaré Ferreira.

De acordo com o diretor de operações da Setransbel, a ação virá acompanhada de uma atualização na frota de ônibus da cidade. "Ônibus novos estão chegando. A gente precisa diminuir custos e ainda assim manter a frota. Medidas têm sido tomadas para que a manutenção seja constante, mesmo assim ainda tem acontecido alguns casos. Essa é uma das medidas pra poder diminuir a quantidade de usos indevidos de gratuidades nos coletivos de Belém", concluiu.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), informou que a mudança para o sistema de biometria facial é necessária no atual momento em que o sistema de transporte público por ônibus em Belém está evoluindo para a implantação de sistemas automatizados, inclusive para integração temporal, e isso exige um maior controle de utilização de cartões, sejam eles de benefícios ou de usuários comuns.

"Isso trará maior segurança ao usuário, com garantia de seus direitos e de coibir os usos indevidos. Essa mudança para o sistema de reconhecimento facial será implantada de forma gradativa e irá coibir em especial o uso indevido de cartões de gratuidades, que causam reflexos significativos no cálculo tarifário", finalizou a nota.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM