Belém registra baixa movimentação de público ampliado no 1º dia de aplicação da dose de reforço

Todas as UBS da cidades e outros pontos estratégicos estão disponíveis para a nova faixa etária

Camila Avevedo
fonte

A aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para o público de 18 anos ou mais iniciou na manhã de ontem, segunda-feira (29), em Belém. A abertura da faixa etária foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) na última sexta-feira (26) e é uma medida para aumentar a proteção contra o vírus. Ainda com a mobilização e ampliação dos aptos ao reforço, a movimentação de procura pelos imunizantes foi considerada baixa: as salas de vacinação contavam com estoque e busca tímida. 

VEJA MAIS

image Movimentação de nova faixa etária para dose de reforço contra a covid-19 é tímida em Ananindeua
As doses estarão disponíveis até o dia 2 de setembro em todas as UBS da cidade; pessoas com 18 anos ou mais já podem procurar o imunizante

image Vacina contra a covid-19: Ananindeua começa a aplicar 4ª dose em pessoas a partir dos 18 anos
A nova etapa do calendário de imunização começa na próxima segunda-feira (29)

image Vacinação de gestantes está baixa no Pará; vídeo
A vacina DTP, que previne contra o tétano, difteria e coqueluche, tem baixa cobertura vacinal. De acordo com a Sespa, de janeiro até junho de 2022, foram vacinadas 52.963 gestantes, número abaixo da média estabelecida pelo Sinasc

As vacinas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) são: Coronavac, Janssen, Pfizer adulto e pediátrica e Astrazeneca. Até o dia 2 de setembro, a população pode procurar por todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), além dos três hospitais militares (Naval, da Aeronáutica e do Exército) e nas universidades Unama, Fibra e Unifamaz, em horários diferenciados e de acordo com os públicos elegíveis para cada vacina. O reforço é destinado para quem completou 4 meses ou mais desde a aplicação da dosagem anterior.

Quem compareceu aos pontos de vacinação para garantir a dose de reforço, não se arrepende da procura e garante: o ato é também pensado na família. Matheus Ribeiro, de 26 anos, aproveitou que o movimento não estava intenso e buscou a quarta dose na UBS do Portal da Amazônia, no Jurunas. Para ele, é fundamental a adesão da população. “Com a diminuição, a intenção é que mais jovens procurem os hospitais de saúde para realizar a vacinação, já que é um público muito grande. É de extrema importância, apesar da covid não ser tão letal para jovens, a gente sabe que cada um tem a sua diferença, porém, a gente tem que pensar na nossa família, pais, avós, que moram com a gente”, explica. 

A reportagem também visitou a unidade de saúde da Cremação e constatou baixa procura pelo imunizante contra a covid-19. Em um contexto geral, todas as doses de reforço que fazem parte do esquema vacinal que protege contra a covid-19 estão com pouca adesão. Danielle Rocha, gerente da UBS do Portal, diz que a expectativa é que essa situação melhore e os índices cresçam. “Muitas pessoas, apesar de terem conhecimento, ainda não procuraram a unidade. Na verdade, nem para a realizar a terceira e nem a quarta dose”, aponta.

O público que compareceu ao local foi variado, mas ainda diferente do esperado na fase. “Hoje tivemos um pouco mais de idosos e poucas crianças, além das vacinas de rotina. A gente espera que esse cenário melhore para que a gente possa aumentar a taxa de imunizados no município de Belém”, finaliza Danielle.

O diretor de Vigilância em Saúde da Sesma, Adriano Furtado, explica que a ampliação do público elegível para a 4ª dose é uma estratégia da Secretaria de Saúde, já visando os grandes eventos, que acontecerão em Belém, como é o caso do Círio de Nazaré.

"A gente precisa garantir que a população esteja vacinada. Em outubro, por conta do Círio, temos uma grande movimentação na cidade, recebemos muitos turistas e é importante que a população esteja protegida. Em especial essa população mais jovem que participa ativamente das programações do Círio", ressalta Furtado. A reportagem solicitou à Sesma uma avaliação sobre a baixa procura constatada nas unidades de saúdes do Portal e da Cremação. Até o fechamento desta edição, não houve retorno.

Público

Além dos que tem 18 anos ou mais, imunocomprometidos a partir de 12 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino) e agentes de segurança também podem procurar pela quarta dose do imunizante nos locais destinados. 

Saiba onde se vacinar em Belém

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): atendimento é das 8h às 17h;
Hospital do Exército: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h;
Hospital de Aeronáutica: de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h;
Hospital Naval: terça e quinta, das 8h às 12h;
Nas Universidades: Unama, Fibra  e Unifamaz, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM