Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Belém registra 21 casos de malária em 2 meses

O aumento de casos chama a atenção da Secretaria de Saúde, que monitora os casos e intensifica o combate aos focos do mosquito causador da doença

Enize Vidigal

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) registrou 21 casos positivos de malária somente nos últimos dois meses. Esse número é três vezes mais do que o total de casos registrados durante todo o ano passado.

Em março deste ano, foram nove casos distribuídos entre os bairros da Cabanagem, Guamá, Pedreira, Umarizal e Telégrafo; e, em abril, 12 casos no Umarizal e Telégrafo. Os casos da doença estão sendo acompanhados desde o diagnóstico até a conclusão do tratamento.

A Sesma registrou um caso em 2018. Em 2019 e 2020, não houve nenhum registro da doença em Belém. Em 2021, foram nove casos.

A Sesma informou que a equipe da Divisão de Controle de Endemias identificou na manhã da última quinta-feira, 21, os focos de criadores dos mosquitos Anopheles, transmissores da doença, e iniciou o trabalho para eliminação deles. 

O trabalho de intensificação do combate e controle da malária, pela Sesma,  que vem sendo realizado desde o início do mês de abril, inclui também a coletas de lâminas de testes realizados nas unidades de saúde de Belém e a abordagem educativas nos bairros que tiveram casos da doença, terminal hidroviário e nos portos de Belém. 

Estratégia de combate à malária 

Na próxima segunda-feira, 25, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Malária, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007, com a finalidade de reconhecer o esforço global para o controle da malária

Neste dia, a Sesma realizará atividade educativa na feira do Ver-o-Peso, com a distribuição de material informativo e ação dos profissionais de saúde para conscientização da população sobre a prevenção e os sintomas da doença. 

Já na semana q vem, a Sesma promete intensificar as ações de controle dos insetos transmissores com as visitas de Agentes de Controle de Endemias (ACEs) nas residências e arredores.

Palavras-chave

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM