Atividade de canoagem promove diversão e reabilitação para PCDs em Belém
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) promoveu, nesta quinta-feira, uma atividade de canoagem adaptada às margens da Baía do Guajará

Em clima de férias, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) promoveu nesta quinta-feira (4), em Belém, uma atividade de canoagem adaptada às margens da Baía do Guajará para reabilitandos com diversos tipos de deficiência.
VEJA MAIS
Denominada “Meninos do Rio”, o projeto estimula o fortalecimento muscular, a socialização e a coordenação motora dos participantes. O pequeno Thalyson Araújo, de 8 anos, participou pela primeira vez da atividade acompanhado da irmã mais velha, Graziele.
“Foi muito bom! É uma experiência nova, porque o Thalyson nunca havia ‘andado’ na canoa. Sair um pouco da rotina é bom demais para ele. Adoramos!", disse a jovem de 18 anos.
O profissional de educação física e terapeuta condutor da atividade, João Rodrigues, explicou que antes de acessar a Baía os participantes recebem preparação física em uma piscina aquecida no Centro de Reabilitação.
“Para melhorar o condicionamento físico deles, realizamos um trabalho de fortalecimento na água. Dentro da piscina, praticam natação, andam, fazem o movimento de correr e realizam o mergulho para controlar a respiração, além de ensinarmos as técnicas de canoagem que irão realizar no meio da Baía”, detalha o terapeuta.
A canoagem adaptada é praticada duas vezes ao mês, já que é necessário que a Baía esteja cheia para que a água se aproxime da orla do CIIR.
"A maré é analisada diariamente e, de acordo com as percepções, a gente agenda as remadas. Por isso, é realizada a cada 15 dias”, contou João Rodrigues.
Em 2023, o projeto "Meninos do Rio" ganhou um prêmio internacional em uma conferência realizada em Boston, nos Estados Unidos. O evento reuniu profissionais de diversos países e premiou projetos e ações de saúde.
(*Beatriz Rodrigues, estagiária sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de Oliberal.com)
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA