Ação busca conscientizar sobre o combate às drogas e alcoolismo, em Ananindeua

O Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo é 20 de fevereiro. A data será celebrada com uma ação especial na Assembleia de Deus da Cidade Nova

O Liberal

No dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo, nesta terça-feira (20), a Assembleia de Deus em parceria com a Cruz Azul irão realizar uma blitz, na igreja unidade da Cidade Nova, para alertar a população sobre este assunto tão sério. A ação será às 17h como forma de conscientização contra o uso de álcool e drogas. .

A entidade Cruz Azul é uma entidade sem fins lucrativos, voltada para a promoção da vida, sem drogas, reconhecida como Centro de Referência em Dependência Química (CEREDEQ), pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED, ligada ao Ministério da Cidadania do Brasil.

VEJA MAIS

image Assembleia de Deus é homenageada na Câmara dos Deputados pelos 112 anos de fundação
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) enviou uma mensagem à igreja elogiando a homenagem

image Sessão solene na Alepa presta homenagem aos 111 anos da Assembleia de Deus
Evento contou com a presença de políticos e dos pastores da Assembleia de Deus, Samuel Câmara e Philipe Câmara

Dados

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que o município de Belém dispõe do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas, que consiste em um serviço de saúde mental aberto e gratuito, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), voltado para o atendimento de adultos e adolescentes a partir dos 13 anos, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Em 2022, o CAPS AD realizou 8.813 atendimentos que envolvem diversas especialidades. Já em 2023, foram 6.347 atendimentos.

O CAPS AD conta com uma equipe multiprofissional que realiza: Acolhimento Diurno, Atendimento individual, Atenção às situações de Crise, Atendimento em Grupo, Práticas Corporais, Práticas Expressivas e Comunicativas, Atendimento Para a Família, Atendimento Domiciliar, Ações de Reabilitação Psicossocial, Promoção de Contratualidade, Fortalecimento do Protagonismo de Usuários e Familiares, Ações de Articulação de Redes Intra e Intersetoriais, Matriciamento e Ações de Redução de Danos.

Atrelado a isso, Belém, dispõe ainda, de uma unidade de Acolhimento, destinada aos usuários que estão em tratamento no CAPS AD. A UA tem capacidade para atender até dez usuários encaminhados pelo CAPS AD, que tenham mais de 18 anos, estejam fazendo uso indevido e/ou prejudicial de álcool, crack e outras drogas e que se encontrem em situação de risco e vulnerabilidade social.  O limite de permanência na UA é de até seis meses, no entanto encerrado o tratamento no CAPS o usuário se desliga da unidade automaticamente, abrindo vaga para outra pessoa que esteja em tratamento no CAPS.

Outro equipamento da rede municipal de saúde que oferta serviços voltados às populações com maior grau de vulnerabilidade, é a casa Rua Nazareno Tourinho. Uma unidade multiprofissional que oferta acolhimento, condições básicas de alimentação, banho, curativos, cuidados com a saúde mental, tuberculose, hanseníase, HIV/ Aids e vacinação. O fucionamento do espaço, das 8h às 16h, se dá a partir do atendimento feito pela equipe do Consultório na Rua, que trabalha diariamente atendendo e mapeando pessoas em vulnerabilidade que são direcionadas até à Casa Nazaré Tourinho, onde irão receber o atendimento médico.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 1967, considera o alcoolismo uma doença e recomenda que as autoridades encarem o assunto como questão de saúde pública.

Alcoolismo é a dependência do individuo ao álcool. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis.

Os especialistas enfatizam que o alcoolismo está associado ao risco de desenvolvimento de problemas de saúde, tais como distúrbios mentais e comportamentais, incluindo dependência ao álcool, doenças graves, como cirrose hepática, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares, bem como lesões resultantes de violência e acidentes de trânsito com morte.

O álcool segundo os estudiosos é uma droga que tem efeitos nocivos tanto como a heroína, a cocaína, o crack e outras, porque vicia, e altera o estado mental da pessoa que o utiliza, o individuo no alcoolismo também tem grande dificuldade de parar de beber, como não consegue abandonar a bebida, apresenta muitas vezes uma deterioração no contexto social, trabalho e familiar.

Para maiores informações entrar em contato com a Assistente Social Multiplicadora da Cruz Azul no Brasil-Representante da Região Norte /Ananindeua/Pará, Albelia Oliveira pelo telefone (91) 99278-9749. A ação conta com a parceria da Igreja Evangélica Assembléia de Deus da Cidade Nova e tem como objetivo conscientizar a população através de informação para este assunto.

Acolhimento:

No Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) oferece tratamento a dependentes químicos no Centro de Cuidados a Dependentes Químicos – CCDQ (Caps-AD III), em Belém, no bairro da Marambaia. Conhecido também como Caps Marajoara, o local disponibiliza atendimentos aos casos de sofrimento intenso decorrentes do uso de bebidas alcóolicas e demais entorpecentes.

No interior do Estado, o usuário que precisar de tratamento para dependência química tem à disposição a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que envolve, além dos seis Caps de gestão estadual, outros 94 de gestão municipal distribuídos em todo o Pará.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM