Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Alagamento demora mais de 24 horas para escoar no Marco

Moradores denunciam falta de saneamento próximo do canal da travessa José Leal Martins

João Thiago Dias

Mesmo após 24h da chuva da última terça-feira (13), um grande alagamento não cessou na Travessa Mauriti, entre as passagens José Leal Martins e Hortinha, na área baixa do bairro do Marco, em Belém. Ao longo desta quarta-feira (13), mergulhar as pernas na água foi inevitável para quem precisou sair de casa. E condutores utilizaram a via com medo de perder a placa do veículo na poça.  

De acordo com moradores e comerciantes da área, o problema é devido ao transbordamento do canal da Leal Martins, que ocorre como consequência de qualquer temporal. Eles afirmam que a cheia na pista demora mais de um dia para escoar por falta de saneamento adequado. 

A operadora de caixa Tatiana Gatinho (28) mora na passagem Hortinha há seis anos e fica preocupada na hora de sair para o trabalho. "Custa secar e fica igual um rio. Provavelmente, não vai secar tão cedo, porque já está vindo as próximas chuvas. Não dá para atravessar a rua sem se molhar. Fica difícil para pegar ônibus. Eu que trabalho, vou e volto quase nadando", ironizou. 

Já o eletrotécnico Ivaldo Barbosa (49), que mora há 30 anos da passagem Leal Martins, montou seu serviço em uma oficina na própria residência, mas já deixou de trabalhar por causa das consequências do canal trasbordado. "Como mexo com material condutor, fica arriscado por causa da água que já chegou a invadir a minha casa", contou.

"O povo já perdeu geladeira, sofá e outros móveis e eletrodomésticos, porque a água entra em muitas residências. Demora muito para escoar porque o saneamento é ruim. Somos obrigados a conviver com a sujeira e com o mau cheiro. E tem risco de doenças como leptospirose", acrescentou Ivaldo.

AÇÕES DE LIMPEZA

A Prefeitura Municipal de Belém informou que está com diversas ações de limpeza na cidade para minimizar os transtornos causados pelas fortes chuvas. De acordo com a nota da prefeitura, durante o período chuvoso, as ruas do bairro do Marco são prejudicadas com alagamentos por conta dos canais que cortam a parte baixa do bairro. 

"Equipes da Secretaria de Saneamento (Sesan) estão atuando com limpeza mecanizada e dragagem dos canais, incluindo o canal da José Leal Martins, que corta a via citada na reportagem, além de limpeza da tubulação para melhorar o escoamento da água da chuva em diversas vias da cidade", explicou a nota.

Palavras-chave

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM