CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ação social vai beneficiar famílias da Comunidade Caruaru, em Mosqueiro

Serão oferecidos à população serviços sociais, orientação jurídica, mutirão de conciliação, emissão de RG, CPF, certidão de nascimento e óbitos, entre outros

Redação Integrada

Mais de 300 famílias da Comunidade de Caruaru, na Ilha do Mosqueiro, em Belém, serão beneficiadas com a Ação Humanitária realizada nesta sexta-feira (16), das 8h às 14h. O evento foi idealizado pela Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará (OAB-PA). A população vai poder utilizar serviços como emissão de CPF, RG, certidão de nascimento e óbito, teste de paternidade, orientação jurídica, entre outros. 

Também será oferecida inscrição e atualização no Cadastro Único, orientações de benefícios sociais, solicitações de carteira interestadual do idoso e audiência de conciliação para casos de divórcio, guarda, direito de vizinhança e consumidor.

“Muitos moradores que têm mais de 80 anos não têm sequer o registro de nascimento. Queremos levar cidadania e dignidade para esses moradores”, explicou o advogado Leandro Vasques.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) promoverá audiências de conciliação, guarda, direito de vizinhança, consumidor com a presença das promotoras Daniela Moura e Ana Maria Magalhães.

O mutirão voluntário terá apoio da da Defensoria Pública do Estado; Tribunal de Justiça (NUPEMEC); Agência Distrital de Mosqueiro; Conselho Tutelar de Mosqueiro (COMDAC); Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ordem dos Advogados do Brasil (PA) - CAAPA, Receita Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Fundação Papa João Paulo XXIII (Funpapa).

Conheça a história da Comunidade de Caruaru

A comunidade do Caruaru caracteriza-se como uma população de base rural, distante cerca de 35 minutos de barco a motor, saindo da Vila de Mosqueiro, e compreende uma das seis comunidades rurais da área: Santa Cruz, Mari-mari, Murubira e Baía De Santo Antônio, em frente à ilha de Caratateua. A Comunidade Caruaru está situada Leste, às margens da Baía de Santo Antônio e a Oeste defronte do rio Furo das Marinhas.

O trajeto até a comunidade inicia-se no Porto do Pelé, localizado no final da Rua Siqueira Mendes, no bairro do Maracajá. O caminho passa pelo Rio Tamanduaquara, Rio Pratiquara, Rio Murubira, finalizando no Rio Caruaru, no trapiche da comunidade.

Atualmente, existe um ramal com aproximadamente 10 km com acesso pela PA 391 que leva até a Comunidade de Carauaru.

O nome da comunidade deriva do dialeto indígena cariri, no qual “caru” significa alimento e “aru” uma repetição que significa abundância. Nesse sentido, Caruaru pode ser entendido como terra de alimento em abundância e as espécies existentes no local, sobretudo, a mandioca. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM