CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Primeira criança do Pará vacinada contra covid-19 é de Ananindeua

Saymon Rodrigues foi o primeiro da fila de Ananindeua neste sábado (15), que priorizou crianças com deficiência, com comorbidades, indígenas e quilombolas

João Paulo Jussara/ O Liberal
fonte

A primeira criança do Pará, na faixa etária de 5 a 11 anos, a ser vacinada contra a covid-19 foi de Ananindeua, na Grande Belém. Saymon Rodrigues, de 11 anos, tomou a primeira dose do imunizante pediátrico da Pfizer no Complexo Comunitário Usina da Paz (UsiPaz) Icuí-Guajará. Neste sábado (15), vários municípios paraenses começaram a vacinar crianças contra a covid-19, após o Estado receber, do Ministério da Saúde, 62 mil doses de vacinas.

image Covid-19: Vacinação de crianças de 5 a 11 anos começa neste sábado (15/01) na Grande Belém
Belém fará apenas uma vacinação simbólica, para iniciar de fato na segunda (17/01). Santa Izabel ainda não confirmou calendário.

"O pequeno Saymon é uma criança autista, atendida aqui pelo nosso Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Queria agradecer ao nosso Governo do Estado, que tão logo a vacina chegou, iniciou a nossa vacinação. Já estávamos com toda a logística preparada e esperando as doses. Era importante sair na frente porque, cada dia a mais de vacina no estoque, é um dia a mais que um cidadão fica desprotegido e exposto ao vírus. A obrigação é: vacina chegou, tem que vacinar", declarou o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos.

Ao todo foram enviados para Ananindeua 3.280 doses do imunizante, que neste primeiro momento serão administradas em crianças de 11 anos completos, que tenham deficiência permanente ou comorbidades, além das crianças na mesma faixa etária indígenas ou quilombolas. O imunizante pediátrico da Pfizer foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no público infantil, com o inervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose.

image Dona Marly, mãe de Saymon, destacou a importância de imunizar as crianças, sobretudo com a aproximação do reinício das atividades escolares (Sidney Oliveira / O Liberal)

Marly Rodrigues, mãe de Saymon, destacou a importância de imunizar as crianças, sobretudo com a aproximação do reinício das atividades escolares. "Eu tô bastante emocionada. Não tem como negar. Era um momento muito esperado. Tenho duas crianças autistas. Um já com a primeira e segunda dose e agora o Saymon com a primeira. Ele já sabia que seria vacinado e vinha trabalhando isso com ele. Estava muito ansioso. A pandemia nos fez perder muitos amigos próximos. A expectativa é que ele volte às aulas já totalmente imunizado. O autista precisa de socialização e a vacina traz essa possibilidade de volta", contou. "Meu coração tá batendo rápido e tô feliz de ter sido o primeiro vacinado!", disse Saymon.

Leandro Macedo, de 11 anos, também foi uma das primeiras crianças a receber o imunizante no Pará. A mãe dele, Renata Naiff, disse que está com o coração mais tranquilo para que o filho volte às aulas presenciais com segurança. "Ainda tem os cuidados que devemos ter, ainda mais com eles, porque eles vivem interagindo, fazem terapias, isso também nos deixa preocupados. Eu andava com o coração angustiado porque eu achava que essa vacinação não ia chegar, então quando chegou eu fiquei muito feliz. Viva o Sus", ressaltou.

Dayane Lima, secretária municipal de Saúde de Ananindeua, ressaltou que a vacinação começou positiva, com intensa procura nos postos. "É a segurança de que famílias terão suas crianças imunizadas para a volta às aulas. Infelizmente vieram poucas doses ao Pará, mas a cada nova remessa, vamos chegando a mais públicos. Não é preciso ter receio. A vacina é segura", concluiu.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA