CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Deputada representa mulheres de Ananindeua na ALEPA

Professora Nilse Pinheiro representa o município de Ananindeua na Alepa

fonte

Após as eleições de 2018, o número de mulheres eleitas na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) cresceu. Até 2017, eram apenas três deputadas, número que subiu para 10 no ano seguinte. Em 2019, assim que foram eleitas, as parlamentares se uniram e formaram a Bancada Feminina, para juntas, defenderem os interesses das mulheres do Estado.

Entre as 10 eleitas, está Maria Iranilse Brasil Dias Pinheiro, conhecida como Professora Nilse Pinheiro, representante do eleitorado de Ananindeua na Assembleia Legislativa. Com ela, o grupo representa 25% do parlamento paraense, um número crescente e que tem dado vantagem importante na votação e aprovação de projetos de interesse 
das mulheres.

“Na Assembleia Legislativa, levanto essa bandeira feminina como mulher ananindeuense e deputada estadual. Desde 2019, criamos a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, além da frente parlamentar da Bancada Feminina. Com esse coletivo de deputadas, temos determinação, disposição, disponibilidade e motivação para criar políticas públicas que atendam não apenas a mulher ananindeuense, mas a mulher paraense”, diz a professora.

Objetivo é aumentar a presença feminina

Nesse intuito, Nilse já aprovou 10 projetos em favor das mulheres. Para a deputada, que também é enfermeira obstetra, é importante que a presença feminina na política cresça. “Sem dúvida, a representatividade da mulher na política e aqui especificamente no parlamento é uma das nossas bandeiras. Hoje, como deputada estadual, por entendermos a importância de as mulheres ocuparem o espaço no parlamento, uma vez que é no parlamento que se cria as leis, o que se demanda as prioridades do nosso Pará”, explica.

Nilse lembra também que foi em Ananindeua que sua vida pública começou e, por isso, hoje segue representando as mulheres da cidade. “Eu enalteço o Coletivo de Mulheres do Município de Ananindeua, que é o meu município base, onde começou minha carreira política lá em 2012 quando fui eleita vereadora por quatro anos. Então hoje, se ocupamos uma das 41 cadeiras da Assembleia Legislativa, é por vontade das mulheres. Mulheres aguerridas, corajosas, que não desistem”, relembra.

image Deputada professo Nilse defende que mulheres ocupem mais espaço na política (Ascom ALEPA)

História da deputada Nilse Pinheiro 

Nilse Pinheiro iniciou sua vida pública ainda na juventude, aos 14 anos, ganhou uma bolsa no Colégio Salesiano do Carmo, onde entrou no movimento estudantil, nesta época conheceu seu marido, Amintas Pinheiro, com quem teve três filhos. Juntos e aliados a outros estudantes, fundaram o Grupo Salesiano do Carmo (Grudes).
 A deputada já foi secretária de cultura, esporte, lazer e juventude, e a vereadora mais atuante de Ananindeua (PA) por quatro anos consecutivos. Durante seu mandato, aprovou um dos projetos que mais lhe trazem orgulho: a Procuradoria Especial da Mulher, na qual esteve até o término do seu pleito como procuradora especial.

É diretora geral da primeira faculdade do município de Ananindeua, ESMAC. Há mais de 35 anos desenvolve projetos sociais e pedagógicos para a comunidade da região metropolitana, sendo idealizadora da Associação Escola Amintas Pinheiro que oferece ensino gratuito para cerca de 700 crianças nos bairros carentes do Aurá e lcuí e do Projeto IDEAS que por meio de seus 11 polos, oferece atividades para idosos e crianças de comunidades carentes, devolvendo dignidade e cidadania para milhares de pessoas.
Nas Eleições 2018, foi eleita deputada estadual pelo Republicanos Pará com 18.391 votos.

Projetos tramitados na ALEPA

P.L Nº 8/2021
  Institui, no âmbito do Estado do Pará, o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar.

P.L Nº 147/2021
  Institui, no âmbito do Estado do Pará, as diretrizes e outras orientações para a criação de Protocolo da Rede de atendimento à Mulher em situação de violência doméstica, familiar e sexual, a de alinhar procedimentos, estabelecer fluxos e encaminhamentos adequados pelos serviços que compõem a rede, e dá outras providências.

P.L Nº 364/2021
  Dispõe sobre a criação da Campanha Permanente Contra a Importunação Sexual de Mulheres nos Estádios do Pará, e dá outras providências.

Projetos aprovados 

P.L Nº 69/2019
  Dispõe sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos de acesso público afixar cartaz de divulgação do número disque 180 da Central de Atendimento à Mulher e dá outras providências.

P.L Nº 266/2019
  Institui a Política Estadual de Empoderamento da Mulher no Estado do Pará, e dá outras providências.

P.L Nº 278/2019
  Institui no âmbito do Estado do Pará, o Programa de Atenção a Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar contra Mulheres, estabelece diretrizes para a criação dos Serviços de Educação e de Responsabilização, e dá outras providências.

P.L Nº 240/2019
  Institui o “DIA ESTADUAL DO COOPERATIVISMO FEMININO” no Estado do Pará e dá outras providências.

P.L Nº 167/2021
  Declara o Clube de Mães Maria, no município de Ananindeua, como entidade de utilidade pública e dá outras providências.

P.I Nº 116/2019
  Dispõe sobre a criação da Patrulha Maria da Penha, no âmbito do Estado do Pará e dá outras providências.

P.I Nº 100/2019
  Dispõe sobre a criação de aplicativo para denúncias de violação ao direito de grupos vulneráveis no Estado do Pará.

P.L Nº 153/2019
  Dispõe sobre a proteção às gestantes participantes de concursos públicos estaduais e municipais no Estado do Pará.

P.R Nº 7/2019
  Dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar da Bancada Feminina no Estado do Pará.

P.R Nº 24/2019
  Dispõe sobre a criação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Pará e dá outras providências.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Empreender
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA