Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Motorista Joaquim Francisco denuncia furto de hidrômetros na Pedreira

Segundo as denúncias, foram furtados 10 equipamentos somente no perímetro em que ele mora

O Liberal

Moradores da travessa Barão do Triunfo, entre as avenidas Pedro Miranda e Marquês de Herval, no bairro da Pedreira, em Belém, se sentem desprotegidos após furtos de hidrômetros nas redondezas. Os equipamentos foram retirados das suas residências e no dia 8 de agosto a comunidade amanheceu assustada com os vazamentos de água que surgiram nos pontos onde os hidrômetros foram furtados

Segundo informações do motorista Joaquim Francisco, dez hidrômetros foram retirados do perímetro. "Essa foi a primeira vez que isso aconteceu comigo. Mas, na semana passada, já roubaram da via de trás e já furtaram outros oito. Eles (criminosos) passam roubando por aqui", disse.

image Furto dos equipamentos ocorreu durante a noite (reprodução)

A comunidade reclama sobre os constantes assaltos que ocorrem na área, pois causam prejuízos como o desperdício de água e perda do patrimônio. "Eles ficam roubando de madrugada para vender e alguém está comprando, com certeza", conta Joaquim. 

"Todos os nossos vizinhos tiveram os hidrômetros furtados. Desde a esquina que está rolando vazamento de água", disse a dona de casa Marluce Reis. Ela comenta que nada é feito para diminuir a criminalidade da área, pois não são vistos fiscalizações no local, principalmente pelo período da madrugada, quando ocorrem os furtos. 

image Joaquim Francisco: indignação com situação, sem respostas efetivas de autoridades (reprodução)

O comerciante Antônio Severino optou por contratar um servente para tapar o buraco onde ficava o hidrômetro de sua residência. Para ele, as equipes de manutenção iriam demorar para chegar no local e temia pela falta de água. "Não tem como ficarmos sem água. Eles demoram demais para chegar aqui. Chamei o rapaz para fazer um reparo rápido, foi a única solução", alega. 

"Eles roubaram a nossa rua, amanhã será a próxima rua a sofrer com isso, pois os registros ficam do lado de fora das casas. Minha irmã já está com medo, pois ela mora na outra rua e teme perder o hidrômetro", diz seu Antônio.

Em nota enviada na última segunda-feira (14), a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) orienta que os casos sejam comunicados através dos canais de atendimento pelo número 0800 70 71 195, WhatsApp (91) 31227194 ou chat online em www.cosanpa.pa.gov.br. "Após isso, a Cosanpa enviará uma equipe ao local para fazer o reparo necessário e a reposição do hidrômetro. A Companhia reforça a importância do boletim de ocorrência para que a Polícia Civil investigue os casos", comunicou. 

Já a Guarda Municipal de Belém (GMB) informou, também por nota enviada no dia 14, que o bairro da Pedreira recebe rondas, por meio de motos e viaturas. "A GMB vai intensificar o patrulhamento. A população pode denunciar qualquer delito pelo disque-denúncia 153", disse. 

A Polícia Civil informou, em nota, que investiga todos os casos de furto de hidrômetros registrados via boletim de ocorrência.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

image Famílias tiveram que repor equipamentos às pressas: vizinhança amanheceu com vazamentos (reprodução)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS