CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Morador da passagem Dionísio Bentes reclama dos alagamentos no Curió-Utinga

A Prefeitura de lançou na última sexta-feira, 5, uma grande ação de limpeza na cidade. Mais de 1.403 agentes de limpeza

Da redação

Moradores da Passagem Dionísio Bentes, trecho entre avenida João Paulo II e Almirante Barroso, no Curió-Utinga, denunciam que há anos o canal que corta essas vias transborda com fortes chuvas. A passagem vira um rio, como no último sábado (6), com a chuva torrencial em Belém.

O morador Edivaldo Rocha diz que a realidade do local causa transtorno à população, pois a água suja do canal acaba invadindo as residências em tempos de chuvas fortes. “Sempre dizem que vão ajeitar e nada muda aqui, só limpão tirando o mato, mas isso não evita que ele transborde”, reclama o morador.

image José Lessa (Reprodução | Bruno Macedo)

Edivaldo acrescenta que os alagamentos ficam no trecho da passagem Elvira até a passagem Xavier. O transtorno causa alagamento nas casas e ele se preocupa com doenças, pois a água é suja. Ao recordar sobre o temporal do último sábado (6), ele diz que foi preocupante.

"Foi muito ruim para nós, pois já pensou tu ver a água entrar na tua casa? O trabalho é demais. Fui dormir três da manhã nesse dia limpando a casa”, reclama. Ele espera que os governantes tomem providências para o canal, para melhorar a situação dos moradores do bairro.

image O morador Edivaldo Rocha diz que a realidade do local causa transtorno à população (Reprodução | Bruno Macedo)

Por meio de nota divulgada dia 9 de janeiro, a Secretaria de Saneamento Municipal (Sesan) esclareceu que a passagem Dr. Dionísio Bentes, no trecho mencionado, está sob influência do Canal Ana Deusa. Esta condição geográfica, combinada com a quantidade de chuvas, sobrecarrega o escoamento natural das águas pelo canal. Desde o início de 2021, todos os canais de Belém são regularmente limpos e/ou dragados, incluindo o canal citado, que passou por essas ações no mínimo duas vezes por ano.

"Vale ressaltar que a Prefeitura de lançou na última sexta-feira, 5, uma grande ação de limpeza na cidade. Mais de 1.403 agentes de limpeza, 74 caminhões caçambas, 11 pás escavadeiras, 12 retroescavadeiras, 121 caçambas e 21 roçadeiras para recolher resíduos e limpar toda a cidade. A limpeza vai ajudar também a evitar alagamentos e possibilitar o escoamento mais rápido da água", detalha a nota.

Em nota divulgada no dia 10 de janeiro, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informou que está prevista a perfuração de mais um poço no setor Souza Franco, em Icoaraci, investimento que vai fortalecer o abastecimento na área citada.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS