Autônomo Rafael Serra denuncia ponto crítico de acúmulo de lixo no bairro Umarizal
Descarte irregular e coleta insuficiente agravam sujeira e mau cheiro na Ferreira Pena
Moradores da Rua Ferreira Pena, entre a Passagem Belém e a Rua Curuçá, no bairro Umarizal, denunciam ponto crítico de acúmulo de lixo na região. Segundo o autônomo Rafael Serra, que mora no local, o caminhão de lixo passa dias sem realizar o serviço na área, o que é insuficiente para atender toda a demanda. O registro foi feito no dia 21 de julho.
Segundo o morador, o descarte irregular também contribui para o problema. “Já tem dias que eles não passam. E tem os moradores que jogam fora do horário certo, aí fica esse acúmulo. Tem gente que vem de outra rua de carro e despeja tudo aqui”, relata Rafael.
O denunciante conta que até animais mortos são jogados no local. “É horrível. O cheiro é forte demais. Quando chove, entope um bueiro que tem ali e a água invade as casas”, explica.
Rafael pede uma solução urgente para evitar mais transtornos e prejuízos para a comunidade. “A gente quer que resolvam isso de vez. A rua fica suja, com mau cheiro, é ruim pra todo mundo que mora aqui”, reforça.
A reportagem solicitou nota a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) e aguarda posicionamento. A Ciclus Amazônia, empresa responsável pela gestão integrada de resíduos sólidos urbanos em Belém, declarou que a coleta de lixo no local está ocorrendo normalmente e pediu a colaboração da população.
"A Ciclus Amazônia, empresa responsável pela gestão de resíduos sólidos em Belém, informa que a coleta de lixo domiciliar na área ocorre regularmente de segunda-feira a sábado, a partir das 19h. A empresa reforça o pedido de colaboração da população para que o descarte de resíduos seja feito nos dias, horários e locais definidos para cada bairro, contribuindo com a limpeza urbana e evitando o acúmulo de lixo nas vias públicas".
*Laura Serejo (estagiária de jornalismo, sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo de Atualidades)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA