Você Repórter

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Autônoma Maria do Socorro denuncia acúmulo de lixo no entorno de escola na Cremação

De acordo com a denunciante, o caminhão de lixo passa apenas uma vez por semana e o ponto virou local de descarte irregular

Laura Serejo*

Moradores enfrentam diariamente o descarte irregular de lixo e entulho na Rua dos Timbiras com a Passagem Batista, no bairro da Cremação, em Belém. Segundo a autônoma Maria do Socorro Vieira Falcão, de 61 anos, o problema se concentra ao redor de uma escola e preocupa quem vive, trabalha ou estuda na área. A situação foi registrada no dia 22 de julho.

image Autônoma Maria do Socorro (Foto: Max Sousa | Especial para O Liberal)

De acordo com a denunciante, o caminhão de lixo passa apenas uma vez por semana e o ponto virou local de descarte irregular de resíduos de outras ruas e até de bairros próximos. “Não tem quase coleta por aqui não, eles passam só uma vez por semana. O lixo vem até aqui e vai até lá na Generalíssimo. Todas essas passagens, acho que até do Guamá vem gente jogar. Só jogam aqui, não tem outro lugar”, relata Maria do Socorro, que mora na área há anos.

A moradora também destaca que o descarte inclui até animais mortos e que o lixo volta a se acumular logo após a limpeza. “É tudo que jogam aí, tudo mesmo. O pessoal limpa, mas no mesmo dia já tem muito lixo de novo. O cheiro é insuportável, atrapalha quem passa para fazer compra e até quem estuda na escola. O muro já tá rachado também”, explica.

Em nota a Ciclus Amazônia informou que “O local mencionado é considerado um ponto de descarte irregular de resíduos domiciliares e entulho. Por esse motivo, a área recebe reforço na limpeza diariamente, a partir das 7h, além da coleta regular, que ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras no mesmo horário. A empresa esclarece que a coleta programada de resíduos inertes (entulho) é destinada a volumes de até 1 metro cúbico — o equivalente a uma caixa d’água de 1.000 litros. Esse serviço pode ser solicitado pela população por meio do Canal de Atendimento ao Cidadão via WhatsApp, pelo número (91) 98405-3100. O prazo para atendimento é de até 72 horas após a solicitação. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas de forma anônima pelo número 181. Para mais informações sobre os dias e horários da coleta em sua região, acesse o site www.ciclusamazonia.com.br ou entre em contato pelo WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.”

A reportagem solicitou nota da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), e aguarda posicionamento.

*Laura Serejo (estagiária de jornalismo, sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo de Atualidades) com colaboração de Max Sousa

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS