MENU

BUSCA

Mototaxista Francinaldo Pureza solicita reforma na praça Henrique Santiago, no Tapanã

“Infelizmente, a nossa praça aqui tem mais de 8 anos que não tem uma reforma”, afirma o denunciante

Wellyda Farias e Gabriel da Mota | Especial para O Liberal

As praças são espaços de encontro e convivência, por isso, precisam de manutenção estrutural para receber os cidadãos. Mas no conjunto Cordeiro de Farias, bairro do Tapanã, em Belém, a situação é um pouco diferente. Francinaldo Pureza trabalha como mototaxista no entorno da praça Henrique Santiago e denuncia a falta de reformas no local.

VEJA MAIS:

Empresário Mário Carvalho denuncia acúmulo de lixo e entulho na Rua da Marinha
Acúmulo do material deixa moradores e empreendedores no local preocupados com doenças e mau cheiro, além de grande parte da calçada ser ocupada pelos resíduos sólidos

Dona de casa Maria Rute denuncia falta de cobertura em ponto de ônibus na Doca
Para quem precisa se proteger do sol ou da chuva, a solução é utilizar sombrinhas, já que a parada não oferece abrigo

Professor Erivaldo Valuar denuncia descarte irregular de lixo na avenida Pedro Miranda
Outra reclamação do professor é que não há coleta contínua da Prefeitura de Belém ao longo da avenida

“Infelizmente, a nossa praça aqui tem mais de 8 anos que não tem uma reforma”. Ele diz que se sente desamparado pela prefeitura: “Nos finais de semana, tem (crianças) porque vem o pessoal que trabalha com pula-pula, piscina de bolinha, entendeu? Tem essa brincadeira. Mas um escorrega-bunda, um balancinho que tem em praça, aqui, a gente não tem”.

Assim como ocorre em vários locais de Belém, a praça Henrique Santiago também sofre com acúmulo de lixo. Outros problemas são as barracas de vendedores ambulantes, que precisam ser ordenadas na área, e a falta de manutenção nos brinquedos, que estão enferrujados.

De acordo com Francinaldo, a iluminação e a segurança pública estão em dia. Apesar disso, o autônomo se queixa da ausência de opções de lazer gratuitas para levar a família e desfrutar do espaço público. “Tem policial que passa, as viaturas, o 24º (BPM) passa por aqui, mas para diversão com a família, a gente não tem, entendeu?”, conclui.

Sobre as denúncias referentes ao abandono da praça Henrique Santiago, a reportagem solicitou posicionamento da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Não houve retorno até o fechamento desta edição.

Como denunciar

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.