CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Marinha dará apoio médico à população que sofre pela falta de energia no Amapá

Moradores sofrem com transtornos causados pelo apagão, que completou oito dias

Dilson Pimentel
fonte

A Marinha do Brasil confirmou nesta quarta-feira (11) que o Comando do 4º Distrito Naval oferecerá apoio médico à população do Amapá para amenizar os transtornos ocasionados pela falta de energia elétrica que afeta o Estado desde o dia 3 de novembro.

LEIA MAIS:
- Após queda de raio e incêndio em estação de energia, Amapá sofre apagão
- Instituições arrecadam doações para moradores do Amapá: saiba como ajudar
- Bombeiros paraenses enviam 3 mil cestas básicas ao Amapá
- Hemopa promove ação humanitária em defesa do hemocentro do Amapá
- Moradores do Amapá embarcam para Belém para fugir do apagão
- Apagão no Amapá: belenenses relatam falta de contato com familiares

A Marinha diz que realizou no dia 9 deste mês, em Macapá, uma reunião com o secretário de Estado da Saúde do do Amapá, Juan Mendes Silva. Também participaram do encontro o comandante do 4º Distrito Naval e o Capitão dos Portos do Amapá.

O Comando do 4º Distrito Naval, que responde pelo Pará e Amapá, diz que serão disponibilizados 31 militares da área de saúde: médicos (Clínica Geral, Cirurgia Geral, Pneumologia), cirurgiões dentistas, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas. Os atendimentos serão realizados a partir desta quarta (11) e até 21 de novembro, de 8h às 18 horas, no Centro de Triagem, anexo ao Hospital de Emergência de Santana (AP). 

Para essa ação, a Marinha do Brasil disponibilizou militares da saúde através da mobilização do Navio Doca Multipropósito “Bahia”, do Navio Auxiliar “Pará” e do Navio Patrulha “Guanabara”, detalhou a Assessoria de Comunicação Social do Comando do 4º Distrito Naval.

Embarcações de grande porte


O Navio Doca Multipropósito Bahia foi adquirido da França pela Marinha do Brasil em 2017. A embarcação também pode servir de navio capitânia de uma esquadra e lançar helicópteros antissubmarinos ou armados com mísseis antinavios. Sua área de carga é imponente. 

Porém, sua ajuda será muito maior na crise amapaense, com capacidade para o transporte de donativos e até geradores - com várias áreas de convés, em vários andares. Dotado até de elevador, ele tem grande capacidade de transporte de cargas.

image Navio Doca Bahia: apoio às ações no Amapá (Marinha do Brasil)

Consultórios médico e odontológico


Já o Navio Auxiliar Pará (U15) é um ex-catamarã construído em 1982, que foi doado em 2005, pelo governo do Estado do Pará, à Marinha do Brasil. Ele é utilizado como navio de comando e controle e no transporte de tropas e material na região amazônica, bem como em ações de assistência social em comunidades ribeirinhas. 

Antes de ser incorporado à Marinha, pertenceu à extinta estatal Empresa de Navegação da Amazônia S.A. (Enasa), que operava na linha Belém-Manaus-Belém, transportando veículos, passageiros e cargas.

Com 56 metros de comprimento, o Navio Auxiliar Pará possui um consultório médico e um gabinete odontológico. Tem ainda capacidade tripulação de 66 homens, além de poder transportar uma tropa de até 175 fuzileiros navais.

image Catamarã Pará, à esquerda: consultórios a bordo (Marinha do Brasil)

Ações militares na costa norte


O Navio Doca Bahia está em operação na região desde outubro: participou de ações e exercícios militares, incluindo a região de Outeiro e também em municípios do Amapá.

A Operação Ágata Norte, realizada de 20 de outubro a 2 de novembro, uniu militares e meios da Marinha, do Exército, da Força Aérea e de 16 órgãos estaduais e federais e agências de segurança pública e ambientais, mobilizou ações preventivas e repressivas contra delitos nas fronteiras e crimes e ambientais.

As ações também se voltaram ao combate à covid-19 e à assistência hospitalar nos estados do Pará e Amapá.

image Navio de Patrulha Guanabara (Marinha do Brasil)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
SOS Amapá
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!