CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Gripe aviária: Ministério da Agricultura confirma primeiro caso no Rio Grande do Sul

Com essas novas ocorrências, o Brasil contabiliza 13 casos confirmados de influenza aviária em seis espécies de aves silvestres, sendo a maioria registrada no Espírito Santo.

O Liberal

Na noite de segunda-feira (29), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o primeiro caso de gripe aviária no estado do Rio Grande do Sul. A doença foi identificada em uma ave silvestre da espécie Cygnus melancoryphus, conhecida como cisne-de-pescoço-preto, encontrada na Estação Ecológica do Taim, localizada no sul do estado.

VEJA MAIS

image Pará não registra nenhum caso de gripe aviária, explica Adepará
Mesmo sem nenhum registro, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) ressaltou que vem intensificando as ações de vigilância sanitária e medidas de prevenção

image Pará é rota de espécies de aves migratórias monitoradas para prevenção da gripe aviária
Trinta-réis-de-bando e Trinta-réis-real costumam aparecer na costa paraense, como aponta uma pesquisadora da Ufra. O Pará não tem casos registrados da doença e os animais não devem ser atacados.

image Quatro casos suspeitos de gripe aviária em humanos são investigados no Brasil
O ministério da saúde monitora os casos registrados em aves silvestres no país e que foram notificados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Como medida de precaução, a estação foi fechada para visitantes. O governo estadual informou que equipes de vigilância visitaram 74 propriedades rurais localizadas num raio de 10 km do local, a fim de realizar investigações e fornecer orientações à população.

Outros casos de gripe aviária no Brasil

Além do Rio Grande do Sul, mais dois casos positivos para H5N1, o vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), foram registrados em aves silvestres. Um Thalasseus acuflavidus, conhecido como Trinta-réis-de-bando, foi encontrado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e um Sterna hirundo, também chamado de Trinta-réis-boreal, foi identificado no município de Piúma, no Espírito Santo.

Com essas novas ocorrências, o Brasil contabiliza 13 casos confirmados de influenza aviária em seis espécies de aves silvestres, sendo a maioria registrada no Espírito Santo.

image Gripe aviária: mais dois casos de H5N1 são confirmados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária
Esses casos estão relacionados a aves silvestres e elevam para cinco o número total de confirmações. Veja a lista das aves e locais com casos positivos no Brasil.

image Gripe aviária se espalha no Chile e mata 9 mil animais marinhos
Os dados são do Serviço Nacional de Pesca (Sernapesca) e foram divulgados nesta quinta-feira (25).

image Reino Unido identifica vírus da gripe aviária em dois humanos, diz agência
Casos foram detectados por meio de testes realizados em pessoas que tiveram contato com aves infectadas

Na semana passada, o Mapa declarou estado de emergência zoossanitária em todo o país devido aos casos de gripe aviária em aves silvestres. Essa medida tem como objetivo evitar a disseminação da doença para a criação de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana. A declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de recursos do governo federal e a colaboração com outros ministérios, organizações governamentais e não governamentais nas três esferas de governo.

Transmissão para humanos

O ministério reforça que a gripe aviária não é transmitida aos seres humanos pelo consumo de carne de aves ou ovos. As infecções ocorrem principalmente pelo contato com aves infectadas, vivas ou mortas. Caso alguém encontre uma ave doente ou morta, a orientação é acionar o serviço veterinário local ou notificar através do e-Sisbravet.

Apesar das confirmações, o Brasil mantém o status de país livre de gripe aviária, o que garante a segurança do consumo interno de carne de aves e as exportações.

O Mapa continua em alerta e informa que, com o aumento das ações de vigilância, é esperado o aumento de notificações de mortalidade de aves silvestres em diferentes pontos do litoral brasileiro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!